Pelé, o ‘Rei do Futebol’, completa 82 anos neste domingo (23). Em suas redes sociais, ele publicou um vídeo (assista abaixo) agradecendo o carinho dos amigos e fãs. Pelé disse que a data é um “presente de Deus” e que quer viver mais 82 anos.

Na postagem, em sua página no Instagram, o Rei do Futebol escreveu: “No meu aniversário, eu apenas quero expressar a minha gratidão. A vida é muito boa. Completar 82 anos junto a vocês, com saúde, é o melhor presente. Obrigado por tudo o que tenho recebido

Ele também publicou um vídeo falando sobre sua felicidade em completar 82 anos e que agradeceu, mais uma vez, pelo carinho do público.

Meus amigos do Brasil e de todo o mundo. Eu fico feliz, muito feliz por estar aqui hoje com vocês e que Deus me deu essa saúde para eu poder agradecer a vocês por tudo que eu tenho recebido. “O mundo inteiro fala em Pelé, o mundo inteiro sabe que eu estou agradecendo pela idade e por tudo que eu tenho recebido nesse mundo“, disse ele.

Depois, Pelé falou que espera viver muito mais. “82 anos é um presente de Deus. Espero que a gente continue muito tempo juntos e, se Deus quiser, e nossos queridos amgos, mais uns 82 ta bom. Mais uma vez que quero que fique bem claro: eu agradeço de coração tudo que eu tenho recebido nesse mundo, dos meus fãs e das pessoas que me adoram. Muito brigado”

Saúde de Pelé

Em 2021, Pelé descobriu um tumor de cólon e passou por uma cirurgia em setembro. O tumor havia sido identificado durante a realização de exames de rotina.

Em abril de 2022, ele foi internado para dar sequência ao tratamento. No dia 21, Pelé recebeu alta do Hospital Albert Einstein e celebrou a volta para casa em Guarujá, no litoral de São Paulo. O rei do futebol postou uma foto em suas redes sociais com a esposa Marcia e a cachorra Cacau. E, desde então, ele tem vivido na cidade do litoral paulista.

 

Curiosidades

Em tempo de comemorações pelo aniversário do astro do esporte, o historiador do Santos Futebol Clube, Guilherme Guarche, relembrou momentos marcantes do ex-jogador: o primeiro treino, uma partida em que marcou oito gols e a despedida (veja o vídeo acima).

A sala onde o historiador trabalha fica dentro do estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. O local guarda fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao clube alvinegro. “Aqui fica a memória do Santos Futebol Clube”, disse Guarche.

Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo, o profissional relembrou o início de Pelé no clube. “Ele chegou no dia 23 de julho de 1956, com 15 anos. Era um ‘moleque mirrado’. Chegou em um domingo e, na terça-feira, já estava treinando com o time principal. Logo no início, o pessoal já percebeu: ‘Ele é bom mesmo, segura ele aí!'”.

Historiador do Santos FC relembra início de Pelé no clube: ‘Chegou com 15 anos’ — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Apelido de ‘Gasolina’

Antes de ser conhecido no futebol mundial como Pelé, Edson Arantes do Nascimento teve outro apelido entre os atletas mais experientes do Santos FC: Gasolina.

No início dele aqui, os jogadores fumavam na concentração antes dos jogos. Então, quando os maços de cigarro acabavam, eles davam dinheiro e pediam para que ele comprasse mais. O Pelé tinha apenas 15 anos e era muito rápido. Ele voltava depressa e gostava de ficar com a gorjeta, assim nasceu o apelido“, comentou o historiador.

 

Fonte: G1

 

COMPATILHAR: