A crise hídrica que atinge Minas Gerais, o medo de uma ?invasão? de foliões combinado com a falta de dinheiro e infraestrutura fizeram com que pelo menos 10 cidades da região Centro-Oeste cancelassem o Carnaval.
As festividades foram oficialmente canceladas em Arcos, Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Formiga, Itapecerica, Oliveira, Passatempo, Piracema, Pitangui, São Francisco de Paula, São Gonçalo do Pará e Santa Maria de Itabira.
Cláudio foi o primeiro município a cancelar a folia no Estado. De acordo com a assessoria de imprensa, a Prefeitura da cidade informou que irá realizar apenas um pré-Carnaval, que consiste em festas nos dias 30 e 31 de janeiro.
Após confirmar a realização do carnaval na semana passada, o município de Lagoa da Prata emitiu, na terça-feira (27), uma nota comunicando o cancelamento da festa. O motivo é a falta de segurança necessária para comportar a quantidade de foliões, visto que a maioria dos carnavais da região foi cancelada.
Cidades que terão carnaval
Até o momento, apenas quatro municípios da região confirmaram a realização da festa. Entre eles, estão Pompéu, Itaúna, Pará de Minas e Carmo do Cajuru.
Em Pará de Minas, o carnaval será na avenida Presidente Vargas com desfile de escolas de samba e shows com um trio elétrico, que percorrerá os 250 metros da avenida. Mais de 70 homens devem reforçar a segurança da festa, que também terá apoio da Polícia Militar (PM).
Em Itaúna, a programação foi divulgada na semana passada e conta com desfiles nos bairros e música na avenida Jove Soares. Segundo a Prefeitura, neste ano, a Secretaria de Educação e Cultura optou por organizar a festa por conta própria, diferentemente do que fazia antes, com a contratação de empresas. A intenção é reduzir custos e aumentar a participação da comunidade.
Em Carmo do Cajuru, a programação não foi confirmada, mas a assessoria da Prefeitura garantiu que haverá festa. Em 2014, o carnaval de rua contou com desfile de blocos e shows na Praça da Estação. Houve também o tradicional Corredor da Folia.
Em Pompéu, a festa foi confirmada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Serão nove atrações em cinco dias de evento. E para que os foliões possam aproveitar a folia, os eventos estão previstos para começar a partir das 15h, na rua Dona Joaquina no Centro.