Fraqueza das unhas, queda de cabelo, desânimo e dores musculares. Problemas aparentemente comuns podem ser sintomas da escassez de vitaminas e minerais no organismo. Foi esse o caso da assistente administrativa Heloíza Andrade, 28, que procurou um dermatologista sem saber que tinha deficiência de nutrientes.
?Percebi minhas unhas lascando e meu cabelo caindo mais do que o normal. Procurei um médico e cheguei a usar xampu e esmalte especiais, mas nada resolvia?, conta. Como a jovem realizava acompanhamento com um endocrinologista ? devido a uma cirurgia bariátrica ?, ela relatou os sintomas ao profissional. ?Ele pediu exames de sangue e constatou carência de ferro?.
O problema de Heloíza é o mesmo de dois terços dos brasileiros: deficiência de minerais e vitaminas causada por não conseguirem, com a alimentação, os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Com o diagnóstico, Heloíza passou a tomar, diariamente, um suplemento. Ela também faz uso de um complexo de vitaminas e minerais. ?Depois da cirurgia, o médico indicou que eu tomasse um comprimido por dia?.
Estudo
?Quem quer que seja o pai de uma doença, a mãe é uma dieta deficiente?, defende o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, que aponta uma alimentação equilibrada como a melhor maneira de se garantir a longevidade. Na opinião do nutrólogo, porém, a correria do dia a dia traz dificuldades e, nesses casos, ele apoia o uso de multivitamínicos e minerais. ?Em doses baixas, é como se você estivesse comendo uma, duas ou três frutas?,.
Segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), publicado no ?Nutrition Journal? em 2011, dois terços dos brasileiros têm deficiência de micronutrientes. A carência de vitamina E, por exemplo ? que dificulta a cicatrização e causa a infertilidade?, atinge 99% da população. ?Essa ?fome oculta? ? ausência de vitaminas e minerais no organismo ? é anterior ao surgimento de sinais clínicos?, diz Ribas Filho.

COMPATILHAR: