Se você viver durante muitos anos, isto é, passar dos 60, a chance de suas juntas – como joelhos ou quadril – desenvolverem a artrite é, infelizmente, grande. E, se a dor e o enrijecimento começarem a limitar seriamente sua habilidade de aproveitar a vida e desenvolver tarefas rotineiras, é possível que você decida fazer a substituição das juntas que incomodam.
Pessoas que têm osteoartrite – também conhecida como artrose – estão apostando suas fichas cada vez mais na cirurgia.
Nos Estados Unidos, o número de pessoas que têm optado pela cirurgia de substituição das juntas do joelho ou do quadril tem crescido imensamente, de maneira desproporcional ao número de pessoas que desenvolvem a artrite no país. Nos EUA, de 1979 a 2002, a substituição das juntas do joelho cresceu em 800% entre pessoas acima dos 65 anos.
pacientes, a melhora nunca aparece, afirma Felson.
A osteoartrite é resultado do desgaste das juntas – a artrite reumatoide, por outro lado, é uma doença autoimune. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença atinge cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos nos países industrializados, e os números não param de crescer com o envelhecimento e o aumento do peso da população.
Para cada passo dado, a força exercida sobre as juntas que suportam o peso do corpo equivale a uma vez e meia o peso corporal.
Dessa forma, a maneira mais eficiente de prevenir a artrite nos joelhos e no quadril é perder peso se a pessoa estiver acima do peso ideal e praticar atividades sem impacto como forma de recreação, segundo o médico.
Apesar de muitas pessoas pensarem na osteoartrite como uma quebra da cartilagem que impede o atrito entre os ossos, estudos recentes indicam que a doença é muito mais complicada e que também envolve os tecidos que cobrem as juntas, incluindo os ossos e a medula óssea. A inflamação pode ser um fator que contribui, e a genética também tem seu papel no problema. Três genes já foram identificados, até hoje, como responsáveis pelo aceleramento do desenvolvimento da artrite.
Qualquer tipo de fratura ou cirurgia nas juntas aumenta o risco de artrite. É por isso que muitos atletas profissionais e recreativos desenvolvem o problema ainda enquanto jovens.
Não existe tratamento que cure ou reverta o processo do desenvolvimento da osteoartrite. Atividades físicas são uma medida importante para controlar os sintomas e aliviar as dores.

COMPATILHAR: