O 1º Festival da Canção de Formiga (Festifor), que será realizado nos dias 12 e 13 de maio, terá a presença do violeiro Pereira da Viola, um artista considerado destaque da música em Minas Gerais. A apresentação do violeiro será no dia 13 de maio, às 20h30, no Espaço Multishow.
José Rodrigues Pereira, mais conhecido como Pereira da Viola, nasceu na pequena comunidade de São Julião, no Vale do Mucuri em Minas Gerais. É filho dos foliões João Preto (sanfoneiro) e Mãe Augusta (cantadora de Folia de Reis). Ainda criança, em São Julião, acordava à noite ao som das folias que visitava a sua casa trazendo violas, sanfonas, caixas de folia e muita cantoria.
Pereira considera este ambiente sonoro a principal base de sua musicalidade, o que o levou a construir o seu próprio estilo de compor e interpretar, com sua viola bem tocada e uma voz de sonoridade singular. Pereira recebeu sua primeira viola em 1986, um presente do amigo Josiel dos Santos.
Em pouco tempo, ele se tornou um violeiro e ganhou dos amigos o seu nome artístico. Em dupla com Josino Medina realizou shows em praças, teatros, escolas e ruas, mostrando a cultura popular do Vale do Mucuri.
O primeiro disco, Terra Boa (independente), foi gravado em 1993 e foi considerado pela crítica como uma obra prima da música de raiz. No ano de 1996, em parceria com a Lapa Discos, gravou seu 2º CD, Tawaraná.
Em 1998, Pereira da Viola participou do show Violeiros do Brasil, realizado pelo SESC Pompéia, em São Paulo, um encontro dos 12 violeiros mais importantes do Brasil que resultou na gravação de um CD pelo selo Núcleo Contemporâneo e num programa levado ao ar pela TV Cultura. Ainda naquele ano gravou o 3º CD solo, Viola Cósmica (Lapa Discos), com a participação de quatro grandes violeiros: Paulo Freire, Braz da Viola, Ivan Vilela e Roberto Corrêa.
Já em 2001, Pereira da Viola lançou o 4º CD, Viola Ética (independente), com participação especial de Inezita Barroso, Paulo Freire e Braz da Viola, mostrando mais uma vez que, sem dúvida alguma, ele é da viola. Pereira está preparando para 2004 o lançamento do seu quinto disco ?Acpalô?.

COMPATILHAR: