A classe média está mais participativa no consumo brasileiro. Segundo dados divulgados pela Cetelem, financeira do banco BNP Paribas, em parceria com a Ipsos, os consumidores que se enquadram na classe C atingiram uma fatia de 49% do total, avançando quatro pontos porcentuais em relação a 2008. Por sua vez, as classes A e B obtiveram alta de 15% para 16% na participação, enquanto as classes D e E tiveram leve queda de 40% para 35%.
O levantamento aponta que 25% dos consumidores brasileiros estão na faixa etária de 16 a 24 anos, representando um quarto do total. Já os que têm entre 25 e 34 anos, de acordo com os dados, representam 22%, enquanto de 35 a 44 anos e 45 a 59 anos, representam, cada, 20% do brasileiro ativo no mercado.
O trabalho ainda avalia que em 2009 a renda média das famílias brasileiras alcançou o recorde de R$ 1.285,00, alavancada principalmente pelo aumento da renda das classes C, D e E. No caso das classes D e E, a renda disponível para o consumo( calculada subtraindo o rendimento total dos gastos e investimentos)chegou a um saldo positivo de R$ 61, enquanto, no ano anterior, tinha ficado em R$ 17. Outro dado constatado foi que os brasileiros tiveram uma sobra média de R$ 138,16 na renda ao final do mês ao longo de 2009, valor superior ao observado em 2008, de R$ 108,25.
Na comparação com outros 13 países, nos quais a Cetelem aplica o estudo, numa escala de zero a 10, o Brasil foi o mais bem avaliado, com nota 6,24, melhor avaliação do mercado nacional desde 2005, quando a pesquisa começou a ser realizada.

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