Os ácidos graxos ômega 3 são uma dessas substâncias que são associadas, quase automaticamente, à saúde. Encontramos produtos em padarias e supermercados que anunciam orgulhosamente ter ômega 3 em sua composição. E, de fato, eles apresentam diversos benefícios comprovados à saúde. Entretanto, eles também podem trazer riscos, incluindo o aumento do risco de câncer de próstata.

Em um estudo prospectivo de nove anos, cientistas do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos, retiraram amostras de sangue de 834 homens com diagnóstico de câncer de próstata e 1.393 sem qualquer câncer. Publicado online no periódico ?The Journal of the National Cancer Institute?, o estudo considerou mais de uma dezena de fatores de risco de câncer.

Risco
Para 25% dos homens pesquisados cujos níveis de ômega 3 eram mais altos, o risco de câncer de próstata de baixo grau aumentava 44%, e o risco de câncer de próstata de alto grau, 71% em comparação com os 25% dos homens cujos níveis de ômega 3 eram os mais altos. Eles descobriram associações entre a doença e três tipos de ômega 3: ácido ecosapentanoico (EPA), ácido docosahexanoico (DHA) e o ácido docosapentanoico (DPA), encontrados em peixes e suplementos de óleo de peixe, mas não encontraram relação com o ácido alfa linolênico, proveniente da semente de linhaça.

Efeito benéfico para outras doenças continua relevante

De acordo com Theodore M. Brasky, o principal autor do estudo, que hoje em dia atua na Universidade do Estado de Ohio, também nos Estados Unidos, os ácidos graxos ômega 3 podem afetar a expressão do gene e, em doses altas, favorecer a oxidação ou suprimir a imunidade, fatores que podem levar ao aparecimento de um câncer.

Apesar disso, para o líder do grupo de pesquisa, o estudo não deve servir como motivo para se evitar o consumo de ômega 3. Ele acrescentou que um possível ?aumento do risco de câncer de próstata não elimina os efeitos benéficos das substâncias para as outras doenças?, como a diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol.

COMPATILHAR: