Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma nova técnica para diagnosticar o câncer de próstata, bem menos evasiva que a usada atualmente.
A descoberta dos pesquisadores de São José dos Campos pode ajudar a combater esse tipo de câncer, e aumentar a expectativa de vida do homem brasileiro, já que devido ao preconceito, apenas 32% da população masculina brasileira fazem o exame preventivo, o que aumenta as chances da doença e consequentemente os índices de morte por câncer de próstata.
A nova tecnologia utilizada pelos pesquisadores permite que o diagnóstico da doença seja feito por meio de raio laser, descobrindo se as células localizadas na próstata são cancerígenas ou não. Bastando para o diagnostico apenas uma pequena amostra de sangue ou de esperma.
Existe ainda uma vantagem deste tipo de exame, em relação à forma tradicional, é que, além de indicar se o paciente tem câncer, ele mostra em que estágio está a doença e o resultado sai na hora, o que até então só era possível por meio de biopsia.
Dentro de um ano, o método poderá ser usado por médicos e laboratórios de todo o Brasil. Mas até que essa tecnologia chegue ao mercado, os exames disponíveis atualmente continuam sendo a melhor forma de prevenção.
Segundo o Ministério da Saúde, só em 2010 foram registrados 52 mil novos casos da doença no Brasil. Depois dos 50 anos, um a cada seis pode ter a doença.

COMPATILHAR: