O secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, apresentou números da queda do número de mortes nos grupos prioritários já vacinados contra a Covid-19 em Minas.

 Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, nesta terça-feira (8), na Cidade Administrativa, o gestor reafirmou que ‘a vacina é a única saída da pandemia’.

Ele anunciou que Minas receberá 9 milhões de doses em dois meses, sendo 4 milhões, neste mês e 5 milhões em julho. “Até o final deste mês a gente acredita que [a vacinação de] 50 anos seja uma realidade no estado”, afirmou.

Baccheretti reforçou que a expectativa é a vacinação de toda a população do estado até o último trimestre do ano.  “A expectativa é de que de outubro a dezembro todo mineiro tenha recebido a primeira dose. A expectativa é que a gente consiga vacinar todo o mineiro acima de 18 anos ainda este ano”, afirmou.

Já Romeu Zema afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia que seria até outubro. Segundo Baccheretti, tão logo os municípios completem a aplicação da primeira dose para os trabalhadores da educação, eles podem progredir para a imunização da população de forma geral, tendo como critério apenas a idade.

“Alguns municípios já iniciaram a vacinação por idade. É uma expectativa nossa, neste mês de junho, que todos os trabalhadores da educação sejam vacinados e todos os municípios iniciem a vacinação por idade. É um mês muito importante para a vacina. A expectativa do governo receber mais de 4 milhões de vacinas neste mês, a maior remessa desde o início da pandemia”.  

Com o recebimento de 9 milhões de doses, o secretário afirmou que os municípios deverão iniciar a imunização de pessoas com menos de 50 anos, seguindo o critério de progressão por faixa etária dos mais velhos para os mais jovens. Ele lembrou que 70% do quantitativo de vacinas recebidas serão destinados a grupos por idade e os outros 30% aos grupos prioritários que ainda não tenham se vacinado. “A expectativa é de aceleração de vacinação com nova dinâmica estabelecida no país”, afirmou. 

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: