A Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf) criou uma petição on-line solicitando ao prefeito Moacir Ribeiro a autorização para instalar, em lugares estratégicos da cidade, como praças, Terminal Rodoviário, e outros locais onde haja permissão dos moradores, casinhas de cachorros, assim como comedouros e bebedouros para cães e gatos de rua.

A meta é arrecadar 600 assinaturas. A ideia surgiu durante manifestação realizada pelas ruas de Formiga no dia 3 deste mês, após o envenenamento de dois cães de rua.

Os gastos e a manutenção dos itens mencionados serão custeados por protetores de animais e pela Apaf, com o apoio do Ministério Público.

De acordo com a presidente da Apaf, Márcia Alves, já existem grupos que dão assistência para os animais de ruas. “Algumas pessoas levam comida para os cães que ficam no Terminal Rodoviário, outros na praça São Vicente Férrer, o que queremos é a autorização para a instalação dessas casinhas e comedouros”, explicou.  

Vários municípios do Brasil já fazem esse tipo de ação, inclusive com subsídios das Prefeituras, como Ouro Branco e Santa Maria de Itabira em Minas , Cruz Alta-RS, Curitiba e  Londrina no Paraná, Cachoerinha-RS, entre outros.
O abaixo-assinado pode ser acessado no site  Avaaz.org.

 

 

Gleiton Arantes

COMPARTILHAR: