O preço do petróleo subiu pelo terceiro dia consecutivo, crescimento alavancado pelo relatório positivo sobre vendas no varejo dos Estados Unidos. As altas foram somadas ao aumento da manhã, que acompanhou o avanço das bolsas europeias.
O anúncio dos órgãos reguladores de França, Bélgica, Itália e Espanha sobre o veto temporário às vendas a descoberto de ações do setor financeiro nessa quinta (11) foi importante para que as bolsas subissem. Grécia e Turquia já haviam proibido esse tipo de operação desde o início da semana.
Nas práticas tradicionais de vendas a descoberto, os operadores tomam ações emprestadas e montam posições vendidas no mercado futuro. A aposta desses investidores é que o preço das ações tenha baixa antes que eles precisem adquiri-la para fechar o empréstimo.
Até a sessão desta sexta (12), os contratos futuros de petróleo WTI (Nova York) tiveram crescimento de 8,1% ou US$6,42 por barril em relação ao fechamento dessa terça (09), aos US$79,30 pelo barril ? menor preço desde 29 de setembro. Parece que colocamos um piso aqui, depois de vendas excessivas, disse Tom Bentz, diretor do BNP Paribas Commodity Futures.
Petróleo sobe pelo terceiro dia seguido
Comentários