No final da noite deste domingo (3), foi encerrada a primeira parte da operação Eleições 2010 pela Polícia Federal, com resultados positivos. Durante todo o horário de votação não foi lavrada nenhuma ocorrência com preso, sendo que ninguém precisou ser conduzido a sede da Polícia Federal. Em Divinópolis foram recebidos somente três boletins de ocorrência referente à apreensão de propaganda irregular, que foi apreendida. Equipes da Polícia Federal também apreenderam alguns cavaletes e banners com propaganda irregular, além de uma escultura em forma de mão que tinha adesivos de um candidato e que estava em plena calçada.
Desde a zero hora do dia 03, equipes de agentes federais realizaram rondas preventivas em todos os locais de votação, no sentido de evitar a colocação de propaganda irregular, assim como descarte de panfletos. Durante todo o dia, as rondas continuaram, no sentido de evitar crimes eleitorais como ?boca de urna?, transporte irregular de eleitores e compra de votos. Agentes à paisana circularam pelos principais locais de votação no sentido de acompanhar e detectar qualquer irregularidade.
A Polícia Militar destacou dois policiais para cada local de votação, sendo que a presença ostensiva de militares foi decisiva para a tranqüilidade dos eleitores.
A forma integrada entre as polícias, assim como o apoio da Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, possibilitou que as eleições transcorressem da forma mais tranquila possível, sem ocorrências. A metodologia utilizada será repetida no segundo turno deste ano e servirá como experiência para as próximas eleições municipais, que historicamente apresentam um número maior de ocorrências.

COMPATILHAR: