A Polícia Federal (PF) de Divinópolis prendeu, nesta quinta-feira (24), um homem de 50 anos, suspeito de armazenar e compartilhar arquivos com cenas de abuso sexual infantil. A investigação teve início há seis meses.

 

O suspeito foi preso em um imóvel em Passos, no Sul de Minas. Ele encaminhado para a Delegacia da PF em Divinópolis, onde prestará depoimento e ficará à disposição da Justiça no Sistema Prisional.

 

Investigação

 

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Daniel Souza, a apuração do possível crime de pedofilia foi iniciada a partir de relatório do Núcleo de Repressão a Crimes de Ódio e a Pornografia Infantil (Nurcop) da Polícia Federal, que rastreou o usuário do suspeito de armazenar as imagens, as quais apresentavam nudez e abuso sexual de crianças.

No curso da investigação foi possível identificar o envolvido nas transmissões das imagens. Foi requerido à Justiça Federal especializada em crimes cibernéticos de Belo Horizonte a expedição de mandado de busca e apreensão do suspeito.

 

Mandado de busca e apreensão

 

No momento em que o suspeito foi preso, foi comprovado que haviam diversos arquivos no celular dele. A PF disse que ele não tem passagens policiais.

Foi apreendido um celular, um caderno com anotações de vários números de celulares, que ele utilizava para acessar a internet, assim como inúmeros chips de telefone. O delegado disse que ele trocava o número para evitar ser rastreado.

 

Prisão

 

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal onde será decretada a prisão em flagrante pelo crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que descreve pena de 1 a 4 anos de reclusão para o crime.

Será realizada análise no celular apreendido e, se for comprovado a transmissão dos arquivos, ele também será enquadrado no artigo 241-A do mesmo estatuto, que prevê pena de 3 a 6 anos de reclusão.

Após o término do procedimento, ele será encaminhado ao presídio onde ficará a disposição da Justiça Federal.

 

Fonte: G1

COMPATILHAR: