Uma operação da Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (4) em Belo Horizonte para combater um esquema de tráfico internacional de drogas e importação irregular de eletrônicos. O grupo usava o Terminal de Cargas do Aeroporto da Zona da Mata, em Goianá, como rota de entrada dos produtos ilegais.

Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. A investigação teve início em 29 de maio de 2024, quando uma carga com aproximadamente 200 kg de haxixe e eletrônicos avaliados em cerca de R$ 25 milhões foi apreendida. Os produtos haviam sido enviados de Miami, nos Estados Unidos.

Segundo a Polícia Federal, a carga era importada por uma empresa “fantasma”, que apresentava declarações falsas à Receita Federal com o objetivo de liberar os produtos de forma irregular. O esquema ainda contava com a possível participação de um funcionário da empresa que administra o terminal de cargas do aeroporto. Ele teria liberado a mercadoria antes da autorização da aduana, facilitando a entrada dos itens ilegais no país.

Os envolvidos estão sendo investigados por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e descaminho. A operação desta quinta é mais um desdobramento da ação iniciada após a apreensão milionária feita em maio e busca desmontar toda a estrutura por trás do esquema de importação ilegal.

Com informações do Hoje em Dia

COMPARTILHAR: