O planeta Terra pode cruzar limiares críticos de aquecimento global mais cedo do que os modelos anteriores previram, mesmo com uma ação climática global coordenada, de acordo com um novo estudo usando aprendizado de máquina.

O estudo estima que o planeta pode atingir 1,5ºC de aquecimento acima dos níveis pré-industriais em uma década e encontrou uma “possibilidade substancial” de aumentos da temperatura global cruzando o limite de 2oºC em meados do século, mesmo com esforços globais significativos para reduzir a poluição que aquece o planeta.

Os dados mostram que a temperatura média global já subiu cerca de 1,1 a 1,2ºC desde a industrialização.

“Nossos resultados fornecem mais evidências para as mudanças climáticas de alto impacto nas próximas três décadas”, observou o relatório, publicado na segunda-feira (30) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Sob o Acordo Climático de Paris de 2015, os países se comprometeram a limitar o aquecimento global bem abaixo de 2ºC – e de preferência a 1,5 ºC – em comparação com os níveis pré-industriais.

Os cientistas identificaram 1,5ºC de aquecimento como um ponto de inflexão chave, além do qual as chances de inundações extremas, secas, incêndios florestais e escassez de alimentos aumentarão dramaticamente.

Aumentos de temperatura acima de 2ºC podem trazer impactos catastróficos e potencialmente irreversíveis, incluindo levar três bilhões de pessoas à “escassez crônica de água”.

O estudo usou redes neurais artificiais – um tipo de aprendizado de máquina ou inteligência artificial – que os cientistas treinaram em modelos climáticos e depois usaram observações históricas de temperatura em todo o mundo “como entrada independente a partir da qual a IA faz uma previsão”, disse Noah Diffenbaugh, um professor da Universidade de Stanford e co-autor do estudo.

Diffenbaugh e sua coautora Elizabeth Barnes, professora da Colorado State University, avaliaram três cenários diferentes: caminhos climáticos “forçantes” baixos, médios e altos, que se referem à intensidade do aquecimento causado pelos gases de efeito estufa na atmosfera.

Em todos os três cenários, os cientistas estimaram que o mundo atingiria 1,5ºC de aquecimento entre 2033 e 2035, mesmo que a poluição que aquece o planeta fosse substancialmente reduzida.

Diffenbaugh disse que, embora “anos individuais provavelmente cheguem a 1,5ºC mais cedo”, suas previsões “estão focadas em quanto tempo até a temperatura média global aumentar 1,5ºC”.

A previsão do estudo está alinhada com modelos anteriores. Em um importante relatório publicado em 2022, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estimou que o mundo poderia cruzar o limiar de 1,5ºC “no início da década de 2030”.

Onde o estudo se afasta de muitas projeções atuais é em suas estimativas de quando o mundo cruzará o limiar de 2ºC.

Embora o IPCC projete que, em um cenário de baixas emissões, é improvável que o aumento da temperatura global chegue a 2ºC até o final do século, o estudo retornou resultados mais preocupantes.

A IA previu uma probabilidade de cerca de 80% de que 2ºC de aquecimento serão alcançados antes de 2065, mesmo que, ao longo do próximo meio século, o mundo chegue a zero líquido – onde remove pelo menos tanta poluição que aquece o planeta da atmosfera quanto ele emite.

Se as emissões permanecerem altas, disse Diffenbaugh, a IA previu uma probabilidade de 50% de que 2ºC serão alcançados antes de 2050.

Há “evidências claras de que meio grau de aquecimento global representa riscos substanciais para pessoas e ecossistemas. Portanto, quanto maior o aquecimento global, maiores os desafios de adaptação”, disse Diffenbaugh.

Embora muitas promessas e metas de descarbonização líquida zero tenham sido estruturadas para manter o aquecimento global em 1,5ºC, ele acrescentou: “As previsões de IA em nosso estudo sugerem que elas podem ser necessárias para evitar 2ºC”.

O uso de aprendizado de máquina para fazer previsões está aumentando na ciência climática, disse Diffenbaugh.

“A IA é capaz de aprender os indicadores mais confiáveis ​​de quanto tempo resta até que um determinado nível de aquecimento global seja alcançado em um grande número de previsões de modelos climáticos às vezes contraditórios”.

Fonte: CNN Brasil

COMPATILHAR: