Nesta quinta-feira (30), estiveram reunidos na Secretaria de Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana, o prefeito Aluisio Veloso/PT, os secretários municipais Luis Carlos e José Ivo, o coordenador local do Plano de Habitação de Interesse Social (PLHIS) Rodrigo Viana, Joice Alvarenga da equipe do PLHIS, e o técnico da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, assessoria contratada pela prefeitura para a elaboração do PLHIS, Osmar Chévez.
Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes ao diagnóstico habitacional do município. A elaboração do PLHIS está dividida em três etapas:
Etapa I, Proposta Metodológica:
Esta etapa já foi concluída em agosto de 2010, quando foi apresentada em audiência pública na Câmara Municipal de Formiga, a Proposta Metodológica.
Esta etapa define como se dará a discussão e pactuação das etapas que compõem o PLHIS com a sociedade, utilizando-se, para tanto, as instâncias de participação já constituídas. Trata-se de uma fase inicial, estruturadora das demais etapas, identificando os procedimentos a serem adotados em cada uma delas, bem como definindo os participantes e suas funções.
Etapa II, Diagnóstico Habitacional:
O PLHIS deve prever a construção de um diagnóstico que quatifique e qualifique a oferta e as necessidades habitacionais; e permita identificar os limites e potencialidades do quadro político-instituconal e financeiro existente no governo local.
Esta etapa está em fase de conclusão, onde todos os dados coletados em nosso município está em fase final de processamento. Em breve, o resultado desta etapa será aprentado por meio de uma audiência pública para a população de Formiga.
Etapa III, Estratégia de Ação:
Esta é etapa conclusiva do PLHIS, momento onde será apresentado o produto final, ou seja, o Plano Habitacional do município.
De acordo dom o diagnóstico realizado anteriormente, serão definidas, de forma participativa, as estratégias para a implementação do PLHIS, ou seja: os programas e ações prioritárias a serem realizadas em um período de tempo, os locais da cidade que receberão investimentos, os recursos e fontes de financiamento que serão utilizados, os arranjos institucionais necessários, etc.
A equipe gestora do PLHIS de Formiga, formada pelas Secretarias de Desenvolvimento Humano e Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana, prevê que assim que o plano estiver concluído, será apresentado em audiência pública, ainda em outubro deste ano.

COMPATILHAR: