Os pré-candidatos à Presidência da República já estão apresentando as suas propostas de governo para enfrentar os problemas nacionais.

Neste sentido, no dia 7 deste mês, no programa Roda Viva, na TV Cultura, um dos candidatos apresentou interessante proposta da adoção no Brasil de plebiscitos, para consultar a população sobre a forma de solucionar e enfrentar questões nacionais, que afetam a grande maioria da população.

Enfatizo não defender neste artigo este ou outro candidato a presidente, mas a proposta é muito interessante e concordo com ela completamente.

Na oportunidade, foi afirmado que a forma de se governar no Brasil acarreta a ilegitimidade dos governantes, pois todos, após assumirem o governo, adotam soluções de confronto com a maioria do pensamento do povo brasileiro e, por consequência, dos seus eleitores. Isto gera uma grande desesperança dos brasileiros com relação aos seus governantes.

A seguir afirma que para se governar e se ter um governo legítimo é preciso adotar medidas de diálogo com a sociedade. Neste sentido, foi defendida a adoção de formas de participação popular, por meio de plebiscitos e referendos.

Foi explicado que a melhor forma de avançar na política no Brasil é ouvir as pessoas, não falando os políticos em nome de toda a sociedade brasileira e devemos fazer política com a sociedade, escutando-a permanentemente.

O país que faz mais plebiscitos no mundo é a Suíça, cerca de 10 por ano, com democracia participativa, e não se faz emenda constitucional sem ouvir a sociedade.

Esta proposta, em meu entender, é muito interessante, pois os governantes são eleitos para servir o povo e atender aos seus anseios de pleno funcionamento e melhoria dos serviços públicos.

Infelizmente o que vemos atualmente no Brasil são os políticos agirem para aumentar impostos, adiar a realização de direitos e tomar decisões contrárias ao desejo do povo, em total descompasso de suas promessas eleitorais.

A realidade nacional atual enfrenta grandes desafios e necessita de consenso para avançar. A forma de plebiscito ajudaria em muito a implementar as reformas políticas, tributárias, previdenciária, trabalhista e outras para enfrentar a questão da violência, da ocupação urbana, do meio-ambiente, etc. Enfim, são muitas questões a afetar todo o povo brasileiro e requer uma firmeza de entendimento e de encaminhamento de soluções que, acredito, a realização de plebiscitos ajudaria a caminharmos para resolver muitos dos grandes problemas nacionais.

COMPATILHAR: