É fato que não existe Polícia Militar em todo lugar, mas a comunidade está presente em cada parte da cidade.

O serviço policial é uma atividade complexa e lida com direitos e deveres de todos. O anseio social em ser protegido é algo que a Polícia Militar tem como principal objetivo.

Sendo assim, para aprimorar e trabalhar com maior efetividade é necessário que a comunidade informe os problemas vividos, possibilitando a ação da PM, de forma técnica para buscar a melhor solução do problema apresentado por meio de denúncia ou solicitação.

Estas informações podem ser passadas por vários canais, pelos números 190 e 181 ou diretamente a um policial.

Vale lembrar que os telefones 190 e 181, possuem diferentes aplicações:

190 urgência e emergência

No caso de urgência e emergência a população deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190. Por esse número, o despacho da viatura é feito durante atendimento ao cidadão.

Este número é usado para solicitar de imediato a intervenção em algum crime ou contravenção que esteja ocorrendo no momento.

181 Disque Denúncia

O Disque Denúncia é um serviço que recebe dos cidadãos informações que possam auxiliar o trabalho da polícia nas investigações de crimes.

As denúncias são feitas por meio do número 181 e são anônimas. Ou seja, a pessoa que denuncia não precisa se identificar. 

Desta forma a população participa diretamente no processo de informar o fato ocorrido dando conhecimento às autoridades policiais para coibir às ações nocivas a comunidade. 

Podem ser feitas denúncias, sobre tráfico de drogas, pessoas armadas e outros tipos de crimes, auxiliando as Polícias Militar e Civil, com a garantia do anonimato. O cidadão que entra em contato pelo 181 é atendido por pessoas treinadas e capacitadas.

A Central Disque-denúncia (181) funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Além do telefone, o público pode fazer denúncia por meio do site (https://disquedenuncia181.es.gov.br)

O 181 auxilia o trabalho de investigação policial, portanto, nem sempre é necessário o encaminhamento imediato de viaturas ao local.

Fonte: Polícia Militar

COMPATILHAR: