O pré-carnaval em Divinópolis contou com uma diminuição no número de ocorrências registradas em relação aos anos anteriores. Ao portal G1, o major da Polícia Militar Fábio Santos afirmou, nessa segunda-feira (17), que as ocorrências tiveram uma diminuição de mais da metade durante a Operação “Pré-Carnaval”.
“Considerando os anos de 2018 e 2019, tivemos uma redução no número de ocorrências em 2020. Entre 2019 e 2020, os registros diminuíram em 60%”, disse.
Além de redução no número de ocorrências, também teve redução qualitativamente dos crimes. “À exceção de um homicídio, não tiveram registros de crimes violentos, apenas furtos e roubos em geral”, explicou Santos.
Balanço
Segundo balanço do G1, em números, o pré-carnaval de 2019 contou com 54 ocorrências. Já em 2020 foram 21 ocorrências registradas. A redução se deu mesmo com a expectativa de público superando a prevista. “Tivemos cerca de 80 mil pessoas, sendo que era previsto 60 mil”, enfatizou o major.
Conforme o G1, a PM ficou surpresa com a redução de crimes, fato que ainda será estudado para as próximas edições. “Esse fenômeno (de redução de crime) vai ser estudado por nós ainda. A tática de trazer o carnaval para uma rua maior, mais larga, ajudou no policiamento também”, explicou o militar ao portal.
Homicídio
Sobre a ocorrência que resultou na morte de um folião e que deixou outros quatro feridos, o major relatou que o caso não ocorreu onde estava sendo realizada a operação. “O fato se deu a quatro quarteirões acima. A ação do meliante pode ter sido premeditada, por não ter entrado com a arma na região onde estava sendo feito a operação”, explicou.
Um folião, de 20 anos, morreu e outros quatro ficaram feridos após serem atingidos por tiros, na noite do último sábado (15), durante uma festa de pré-carnaval em Divinópolis. Os tiros ocorreram no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Elisa Pinto do Amaral, no Bairro Padre Libério.
Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil nesta segunda-feira para apurar o homicídio. O delegado responsável pelo caso, Renato Alves da Fonseca, informou que os agentes estão atrás de imagens que possam ajudar na identificação dos envolvidos.
Nota da Prefeitura
A organização do Pré-Carnaval 2020 de Divinópolis, que perpassa o poder público e reúne também, de forma fundamental, representação das forças de segurança, sociedade organizada e blocos e agremiações que fazem a festa, vem a público manifestar seu pesar em relação aos incidentes registrados ontem, já no final do evento, não no espaço específico da festa, mas na região adjacente.
Tal ressalta se torna necessária para que fique claro também o sucesso do evento, pelo qual passaram milhares pessoas ao longo do dia, sem o registro de incidentes ou ocorrências de destaque, ratificando a decisão acertada na transferência da festa para o local deste ano.
Fonte: G1 ||