A Polícia Civil de Alpinópolis, no Sul de Minas, ainda não tem pistas de quem fez ameaça anônima ao prefeito Rafael Freire (PSB) e à mãe dele pelas redes sociais. Um inquérito foi aberto depois que o chefe do Executivo publicou um print da mensagem em que uma pessoa disse que vai matar a mãe dele “se ele fechasse a cidade”, devido à pandemia de Covid-19.

O motivo da ameaça, segundo o prefeito, foi por causa do lockdown adotado no município e das regras mais restritivas que vão entrar em vigor a partir desta segunda-feira (7), para evitar o aumento de casos de Covid.

Segundo Freire, tudo teria começado após uma resposta negativa para um grupo que queria realizar uma manifestação na cidade nos primeiros dias do fechamento. 

Restrições rígidas contra o coronavírus 

As medidas mais rígidas foram adotadas depois que a cidade viu um aumento expressivo no número de casos de Covid-19. Os dados sobre a eficácia do bloqueio ainda serão apurados, mas estima-se uma redução de 20% no contágio.

Depois da ameaça, o prefeito fez uma publicação em uma rede social, dizendo que o comércio é o mais afetado pela “mentalidade de pessoas que não acreditam no vírus”.

“Não bastassem me ameaçar, ameaçam também os meus familiares. Tudo porque optei seguir a ciência e preservar a vida destas pessoas, inclusive. Não vou admitir que isto prossiga. Quando a integridade física de uma autoridade que foi constituída pelo voto popular é colocada em risco, é também um atentado contra o Estado Democrático de Direito. Não tomo estas medidas porque eu quero, as tomo porque é necessário para evitar mais mortes”, disse.

O que muda a partir desta segunda-feira

Com o novo decreto, os estabelecimentos comerciais podem atender presencialmente até as 18h, exceto setor alimentício e drogarias, que serão até às 20h. Estão proibidas as aglomerações, além da suspensão de uso de quadras e campos para esportes coletivos.

As academias poderão funcionar até às 18h, respeitando o limite de 20% de pessoas no espaço, uso de máscara, além das demais regras contidas no decreto. Salões de beleza e profissionais liberais podem funcionar até as 18h com horário agendado, sendo permitido um cliente por vez. As celebrações religiosas podem acontecer com até 20% da capacidade.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: