A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nessa quarta-feira (7), a solenidade de conclusão do Curso de Formação Técnico-Profissional de 30 delegados e 73 escrivães.

 Agora, os 103 novos policiais civis iniciam suas atividades de polícia judiciária, reforçando a segurança pública mineira. A formatura, que contou com a presença do governador do Estado, Romeu Zema, foi realizada na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), com observância das medidas de prevenção à Covid-19.

A diretora da Acadepol-MG, delegada-geral Cinara Maria Moreira Liberal, pontuou que a Academia de Polícia cumpriu a sua missão de preparar os novos policiais para as atividades do dia a dia. O curso técnico-profissional é alicerçado na base da malha curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e teve início em fevereiro de 2021, com duração aproximada de cinco meses. “Dividimos sentimentos e resultados e, hoje, o que nos sustenta é a mais pura gratidão, único tesouro dos humildes, como muito bem expressou Shakespeare”.

Já o chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, afirmou a importância do momento celebrado. “É o dia em que recebemos com grande alegria essa nova turma de delegados de polícia e de escrivães de polícia, já formados e que passam a compor a força de trabalho de nossa instituição”, destacou.

Joaquim Francisco ainda ressaltou o apoio da gestão do governador Zema à PCMG, destacando também a integração das forças de segurança e os avanços nos trabalhos. Somente este ano, foram 524 operações, realizadas entre janeiro e maio, e 160 mil inquéritos instaurados. Ao todo, 96,5% dos inquéritos de homicídios foram elucidados, com indiciamento, em 2021. Outro dado apresentado foi a produção de aproximadamente 146 mil laudos médico-legais.

Acompanharam a solenidade de formatura demais membros do Conselho Superior da Polícia Civil de Minas Gerais, secretários de Estado ligados à pasta de Segurança Pública, integrantes do Poder Legislativo e autoridades locais.

Comprometimento e realização

O orador da turma, delegado Marcone Vieira Rocha, assinalou alguns deveres dos policiais: “o de sermos bons administradores e gestores, de sermos eficientes, o de agir com probidade, o de prestar contas, o de buscar excelência no atendimento ao cidadão. Agindo dessa maneira, fortalecemos a imagem da Polícia Civil de Minas Gerais”.

Paulo Henrique Rezende Chagas, 29 anos, de Governador Valadares, revelou que, desde o ingresso na faculdade de Direito, seu objetivo era ser delegado de polícia de Minas Gerais. “Graças a Deus, hoje, é a realização do meu sonho. É uma satisfação muito grande estar aqui e espero contribuir com a sociedade mineira na redução dos índices de crimes violentos”, disse.

Formanda do cargo de delegada de polícia, Daniela Martins Muritiba, 31 anos, também contou que, durante cinco anos, estudou exclusivamente para o concurso público. “Foi uma batalha muito difícil, mas que cada segundo valeu a pena. Quero contribuir o máximo que eu puder com a sociedade, ajudar o próximo e fazer um serviço de excelência na Polícia Civil”, afirmou.

Por aproximadamente um ano, Eduardo Raposo do Carmo, 33 anos, de Belo Horizonte, estudou para o concurso de escrivão de polícia. “É uma satisfação enorme poder retribuir à sociedade com o melhor serviço possível; o ensino da Acadepol é de excelência”, observou.

A formanda escrivã Lúcia Maria de Souza Santos, da cidade Abaeté, relatou que era técnica da Polícia Civil há oito anos e fez o concurso em 2018. A policial também espera contribuir para a diminuição da criminalidade, bem como no acolhimento do cidadão e na prestação de um serviço de qualidade para a população.

A solenidade de formatura dos delegados de polícia do módulo III e dos escrivães de polícia do módulo II foi transmitida pelas redes oficiais da PCMG – Instagram (clique AQUI ) e YouTube (clique AQUI ).

Fonte: Polícia Civil

COMPATILHAR: