A Academia de Polícia Civil diplomou na terça-feira (22) 751 novos policiais. São 699 agentes de polícia, 17 delegados e 35 peritos que passaram pelo curso de formação este ano. Com a incorporação desses novos agentes o efetivo da Polícia Civil passa a ser de 10.951 servidores.
Este ano a Polícia Civil incorporou aos seus quadros, em julho, 98 peritos, em agosto, 234 escrivães e em outubro 164 delegados. Outros 1.000 agentes, aprovados na fase objetiva, estão passando por exames biomédicos e biofísicos, e deverão ser capacitados em 2010. A meta é suprir, até o final do próximo ano, o quadro de 12,5 mil cargos existentes, com a realização de outros concursos públicos.
Para o chefe da Polícia Civil, delegado Marco Antônio Monteiro de Castro, a incorporação dos novos agentes se traduz em ?um presente de natal para a instituição. Além do reforço que numericamente isso representa para a Polícia Civil, com a alocação de pessoal nos locais onde existe maior carência, os novos servidores representam uma verdadeira injeção de vigor. À juventude que vejo estampada no rosto de cada um de vocês ? a média de idade é de 25 anos ? alia-se a experiência dos veteranos, o que contribuirá para engrandecer ainda mais a Polícia Civil?. Falando diretamente aos novos agentes de polícia, Marco Antônio Monteiro de Castro ressaltou o trabalho por eles realizado e sua importância para a autoridade policial na formação dos inquéritos.
O Governo de Minas vem investindo na reestruturação da Polícia Civil através da aquisição de equipamentos de ponta, ferramentas em tecnologia de informação e comunicação e no aprimoramento dos profissionais. Já foram investidos cerca de R$ 90 milhões, permitindo adequação da instituição ao novo modelo de segurança pública, tendo como eixo a integração operacional das corporações.
A transferência da gestão das carceragens das cadeias públicas para a Subsecretaria de Administração Prisional tem liberado policiais civis para o seu trabalho constitucional. A medida reforça a polícia judiciária, permitindo a agilização dos trabalhos de investigação.
A nomeação dos novos policiais será publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial.

COMPATILHAR: