A Polícia Militar encerrou no domingo (16) uma aglomeração com mais de 100 pessoas que estavam sem máscaras e com som de veículos com altura não permitida na orla da Lagoa de Furnas, no Distrito de Santo Hilário, em Pimenta. Por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura pediu que as pessoas evitem ir ao local.

A Administração Municipal e Circuito Grutas e Mar de Minas se manifestaram sobre o ocorrido em redes sociais.

O sargento Vinícius Cunha explicou que uma viatura da PM do município, com apoio de uma equipe de Formiga, esteve no local por volta das 16h. Eles foram acionados após uma denúncia.

A Polícia disse que mais de 40 veículos estavam no local e vários deles foram abordados. Três foram recolhidos e levados a um pátio credenciado. Eles foram apreendidos porque estavam com som ligado em uma altura não permitida e que causava, naquele momento, incômodo à população local.

Além dos veículos apreendidos, a PM emitiu 12 autuações de trânsito, mas não deu detalhes sobre as multas. De acordo com a publicação do Executivo, o artigo 129 da lei municipal nº 1.451, é proibido o som automotivo e fixo no Distrito de Santo Hilário.

Impedimento de acesso com carros

O sargento da PM também contou que algumas reuniões já foram feitas junto à Prefeitura solicitando o impedimento de acesso com veículos à orla da Lagoa de Furnas.

Embora seja um local turístico e que é frequentado por centenas de pessoas aos fins de semana, neste momento de pandemia o acesso com carros tem causado receio à população, além de perturbação do sossego de quem mora e frequenta o local.

“Já discutimos e isso tem sido estudado por parte da Prefeitura, que em breve deve atender à nossa solicitação”, destacou o sargento.

Na tarde desta segunda-feira, a Prefeitura comentou sobre o assunto em uma rede social. Leia o posicionamento abaixo.

“O Governo de Pimenta repudia o caos que aconteceu em Santo Hilário nesse domingo, dia 16 de agosto de 2020.

A Administração Municipal NÃO COMPACTUA com esse tipo de turismo predatório, que coloca o distrito em situação de vulnerabilidade devido à poluição auditiva e ilicitude de atos de vandalismo, bem como a falta de controle de visitantes e já está tomando providências cabíveis junto à Policia Militar, a fim de que não aconteça novamente essa situação.

Compreendemos a ânsia das pessoas em saírem de casa, mas pedimos que neste momento de pandemia evitem ir a Santo Hilário, pois os moradores do distrito estão receosos por conta da Covid-19 e também pela descaracterização que o local sofre com esse tipo de “turismo”.

Todos são bem-vindos à Santo Hilário, desde que respeitem a natureza e os moradores da localidade, os quais sempre receberam todos com muita hospitalidade.

Pelo ocorrido desse fim de semana, amparados pela Lei Federal nº9.03/97 art. 228 e 229 e pela Lei Municipal nº 1451 art. 129, FICA PROIBIDO O SOM AUTOMOTIVO E FIXO NO DISTRITO DE SANTO HILÁRIO, infrações passíveis de multa e remoção do veículo, haja vista PENALIDADE GRAVE .

O distrito sempre foi reconhecido por ser um lugar de tranquilidade e de contato com a natureza e assim prezamos para que continue. Não somos a favor do crescimento desordenado do turismo local e, em conjunto com o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, continuaremos no objetivo de manter as características locais as quais Santo Hilário possui, bem como levarmos em consideração a infraestrutura para receber o turista.

Agradecemos a compreensão de todos e temos a certeza de que todos farão o melhor por Santo Hilário, para que as medidas de controle sejam respeitadas”.

O Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas também se manifestaram sobre o ocorrido através de publicação em rede social.

Fonte: G1

COMPATILHAR: