Em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, a Polícia Militar, juntamente o Sest/Senat e DER, está realizando na manhã desta quarta-feira (23) uma blitz educativa na avenida Tabelião Juca Almeida, próximo ao Terminal Rodoviário.

O tema da blitz é “Celular e direção: você pode ficar fora de área para sempre”. O intuito é conscientizar a população do seu importante papel na redução dos acidentes de trânsito.

“É importante não usar o celular no momento que estiver dirigindo. Estamos distribuindo uma fita com o tema e também verificando a documentação dos veículos”, explicou o militar Léo Miller. Cerca de 400 condutores deverão ser abordados na manhã desta quarta, durante a blitz. Outras atividades de conscientização no trânsito serão promovidas ainda nesta semana pela PM.  

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema da Semana Nacional do Trânsito 2015 como “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. O foco é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.

A Polícia Militar de Formiga e região está promovendo ações cívico-sociais e outras atividades de cunho preventivo e repressivo, empregando o Policiamento Ostensivo de Trânsito nas áreas urbanas até o nível de Pelotão PM. O objetivo é a redução de acidentes, redução de motoristas alcoolizados e um melhor fluxo do trânsito que permita aos cidadãos chegarem a seus destinos com tranquilidade.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído quando da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Este dia tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem muitas pessoas por ano.

blitz 5 10

Gleiton Arantes Polícia Militar

Comentários