A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 161ª Cia PM Campo Belo, está realizando fiscalização do transporte escolar, nas imediações da escolas públicas, estaduais e municipais e da rede privada.

A Ação visa fiscalizar os veículos utilizados no transporte escolar do município, da frota da municipal e de empresas privadas, de modo a garantir a segurança das crianças e adolescentes que utilizam o meio de transporte.

Durante as fiscalizações, são verificadas as condições gerais dos veículos (conservação, pneus, equipamentos obrigatórios, etc), capacidade máxima de lotação, uso de cinto de segurança pelo condutor e passageiros, além da documentação necessária, tanto para os veículos (inspeção semestral, autorização para transporte escolar), quanto para os condutores (maior de 21 anos, habilitado na Categoria “D”, possuir o Curso Especial de Transporte Escolar), dentre outros. Por ocasião das fiscalizações, são repassadas dicas de segurança aos ocupantes do veículo.

Ressalta-se que embora a fiscalização dos veículos de transporte escolar seja realizada rotineiramente, buscando dar maior segurança aos usuários deste serviço, é de suma importância que os pais ou responsáveis se informem sobre o cumprimento das exigências legais por parte dos prestadores de serviço e verifiquem o estado em que se encontram os veículos que transportam seus filhos, buscando contratar serviços que ofereçam o mínimo de segurança e que sejam credenciados para tal finalidade.

Atenção: A Polícia Militar orienta aos condutores de veículos particulares a não estacionar em vagas destinadas ao Transporte Escolar, a fim de contribuir para melhor fluxo de veículos e pedestres nas imediações das escolas, além de permitir aos alunos o embarque/desembarque de forma segura. Em caso de descumprimento da norma, o condutor pode ter o veículo autuado (multado) e removido.

 

Fonte: Portal Campo Belo

COMPATILHAR: