Nesta quinta-feira (7), policiais militares da 13ª Companhia Independente, juntamente com o Grupamento da Polícia Militar Rodoviária e de Meio Ambiente realizaram palestras na Escola Municipal José Honorato de Castro e Cemei- Escola Municipal Professor José Juvêncio Fernandes, como parte do ?Projeto de Educação para a Segurança da Família?. A PM está implantando a mobilização em todo território do Estado, sempre que houver feriados prolongados.
Por meio do projeto, a Polícia Militar tem como objetivo sensibilizar pais e responsáveis pelos alunos sobre a necessidade de mudança de comportamentos que possibilitem a auto proteção durante períodos festivos na comunidade. Outro fator é a mobilização das crianças, que passam a fiscalizar o comportamento dos pais em relação a um ?Compromisso da Família pela Segurança?, busca reduzir a incidência de delitos e comportamentos inadequados no seio familiar e junto à comunidade, sejam relacionados à segurança pessoal e patrimonial, bem como à preservação do meio ambiente e com o trânsito de maneira geral. Busca-se estimular o bom exemplo dos pais em face das orientações repassadas às crianças nas escolas.
Durante as palestras, que ocorrem às vésperas de períodos festivos e feriados prolongados, as crianças recebem um folheto, no qual consta um compromisso a ser assinado pelos pais, assegurando que se portarão de maneira correta em determinadas situações, tudo com o objetivo de potencializar a prevenção na comunidade e otimizar a prestação do serviço de segurança pública. Após esse período, os militares retornam às escolas onde foram realizadas as palestras e recolhem os termos de compromisso preenchidos e assinados com os alunos, além de verificar até que ponto o projeto alterou a conduta pessoal de pais e alunos.

COMPATILHAR: