Quatro detentos com idades entre 21 e 36 anos fugiram do Presídio de São Joaquim de Bicas I, Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (15).

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), eles escaparam da unidade “por transposição de barreiras”. Há informações de que eles usaram uma corda feita de lençóis para escalar o muro.

“As circunstâncias das fugas ainda estão em apuração pela direção-geral da unidade prisional. De pronto será aberto um Procedimento Administrativo para apurar possíveis responsabilidades internas pelo ocorrido”, informou a pasta.

A Seap divulgou as fotos e nomes completos dos foragidos. São eles:

– Daniel Rubil do Santos de Oliveira, 21 anos

– Felipe Lopes de Campos, 34 anos

– Pablo Junio de Laia Pereira, 25 anos

– Wanderson Antônio Martins, 36 anos

A Seap pede que a população repasse informações sobre o paradeiro dos foragidos por meio do Disque Denúncia 181, ressaltando que a denúncia é anônima.

Um relatório da Comissão de Assuntos Carcerários da Ordem dos Advogados do Brasil – Sessão Minas Gerais (OAB-MG) concluído em dezembro de 2018 mostra que Bicas I abriga hoje 2,4 mil detentos e tem um número de agentes insuficiente para atender a demanda.

Segundo o presidente da comissão, Fábio Piló, a unidade tem capacidade para receber 800 presos. “Hoje a situação de Bicas é pior do que no ano passado porque o estado ainda vem colocando mais detentos, não só lá, mas nas outras unidades”, disse.

Questionada, a Seap disse que não informa a lotação de unidades específicas e o número de servidores por razões de segurança. “Ainda neste semestre serão convocados os primeiros candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário. O processo não tem status de concurso e serve apenas para contratos. Por estar em andamento, o resultado ainda não foi divulgado”, disse a Secretaria.

 

Fonte: Estado de Minas ||

COMPATILHAR: