O juiz Eduardo Lino Bueno Fagundes Júnior foi surpreendido por policiais à paisana da cidade de Curitiba, Paraná, na quinta-feira (26). Por volta do meio-dia e meia eles tocaram a campainha da casa do magistrado, dizendo apenas que eram do Fórum Criminal. Assim que ele abriu a porta e se apresentou, recebeu voz de prisão. 

Surpreso, o juiz que é conhecido na cidade e atua há dez anos na 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, pediu para ver o mandado de prisão. Os policiais, porém, disseram que não tinham o documento em mãos e acabaram mostrando um print na tela do celular.

O documento havia sido assinado pelo próprio magistrado duas horas mais cedo. O mandado de prisão era referente a um caso de furto e o nome do juiz aparecia no campo “juiz expedidor”. 

Depois de constatado o erro de leitura, os oficiais do serviço reservado da Polícia Militar do Paraná pediram desculpas. Eles alegaram que o “setor de inteligência” é que havia passado a informação errada.

Apuração da falha 

Procurado pelo portal Plural, de Curitiba, juiz Eduardo Lino Bueno Fagundes Júnior preferiu não comentar o caso. Segundo ele, tudo está será resolvido institucionalmente.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) ainda está apurando a situação. Por meio da assessoria, o órgão afirmou que está verificando, junto com a Polícia Militar, como aconteceu a falha de comunicação para “providenciar a devida correção no fluxo do procedimento” e “evitar que situações similares ocorram”.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: