Gleiton Arantes

O Governo Estadual vai ofertar cursos profissionalizantes voltados para alunos do ensino médio de Formiga. As aulas ocorrerão na Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente) a partir do dia 1º de agosto e terão duração de 1 ano e meio.

Cada uma das quatro turmas contará com 40 vagas, num total de 160 vagas.

Segundo informou a diretora do Polivalente, Ana Paula Santiago, na segunda e terça-feira (13 e 14) a direção da escola fez uma pesquisa em todas as instituições estaduais do município para saber a preferência dos estudantes em relação aos cursos que serão ofertados.

Os cursos definidos na quarta-feira (15) são: um de administração de empresas (período vespertino), dois de administração de empresas (período noturno) e um de agente de saúde (período noturno).

Foram apresentadas 12 opções de cursos aos estudantes: agente comunitário de saúde, marketing, cooperativismo, informática, informática para internet, logística, secretária escolar, secretariado, administração, serviços públicos, recursos humanos e transações imobiliárias. Na pesquisa, os alunos também puderam optar pelo turno, sendo vespertino ou noturno.

A prioridade dos cursos é para alunos que estão cursando o ensino médio, mas caso haja vagas remanescentes, elas serão disponibilizadas para quem já concluiu o ensino médio.

O início das inscrições ainda não foi definido. “As aulas serão de segunda a sexta-feira. Quem está cursando o segundo ano, se formará no final do ano que vem também no curso técnico”, explicou a diretora.

Ainda de acordo com Ana Paula, os cursos, que são um incentivo do governo estadual serão voltados inicialmente para as escolas Polivalentes. “107 estabelecimentos de ensino em Minas sediarão os cursos. Futuramente, essas capacitações serão expandidas também para outras escolas. Na Superintendência Regional que fazemos parte, de início, serão apenas o Polivalente de Formiga e o de Passos que sediarão as aulas”, explicou.

O material para o curso e a alimentação também serão ofertados pelo governo.

COMPATILHAR: