A falta de cuidados da administração pública para com os usuários (moradores ou não) de bairros mais distantes do chamado centro da cidade está comprovada nas fotos que ilustram esta matéria.

Na região central e nos bairros mais próximos a operação tapa-buracos, assim como a recomposição de pavimento de algumas vias tem ocorrido, ainda que lentamente, é claro, em razão da falta de recursos que todos sabemos, assola as administrações municipais.

Porém, sob o prisma da preocupação relacionada com ações que possam minimizar a possibilidade da ocorrência de acidentes, com a colocação de placas ou o impedimento de vias, sempre que tal perigo se faça presente, o que se tem notado é que, se na região central, esta salutar prática existe, nos bairros mais periféricos como  Tino Pereira, Geraldo Veloso e tantos outros “que tais”, crateras abertas em meio às vias públicas, sem a menor sinalização, permanecem como verdadeiras armadilhas.

São incontáveis os números de acidentes  registrados nesses bairros, alguns até de grande gravidade. Mas, tudo indica, pouco ou nada influíram para a correção deste comportamento criminoso que mais  uma vez este órgão de imprensa registra e espera, seja corrigido.

Verdade é que esta administração está, segundo apuramos, tentando cobrar judicialmente da empresa responsável que os “porcos serviços de pavimentação” ali realizados, sejam refeitos, também o é, o fato de que esta providencia por si só, não a exime de tomar todas as medidas necessárias para proteger a integridade das centenas, milhares de pessoas que por ali transitam, a pé, de moto ou até em seus veículos, participando deste perigoso rali a que se submetem.

Existem valas naquelas vais, cuja profundidade é superior a 80 cms se considerada a camada final do pavimento.

Mesmo que a prefeitura, segundo razões de  ordem jurídica, tenha que aguardar meses ou anos para promover a correção deste problema, a população daqueles bairros até compreende mas, esta mesmo população, exige que as devidas sinalizações e outras medidas em defesa de sua integridade, sejam tomadas de imediato.

Certamente esta matéria, trazida a público sob este enfoque, resultará nas medidas aqui solicitadas, em especial porque à noite com a falta de iluminação pública, que também carece de manutenção o problema torna-se mais grave.

Fotos: Paulo Coelho

Comentários
COMPATILHAR: