O novo sistema criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Portal Mais Emprego, já está em funcionamento no Sistema Nacional de Emprego de Formiga (Sine) desde segunda-feira (12).
Com o sistema Mais Emprego, o trabalhador que preencher o requerimento para o seguro-desemprego nas agências do Ministério, Caixa Econômica ou nas unidades do Sine estará automaticamente inscrito no processo de intermediação de mão de obra.
Uma senha será fornecida ao trabalhador, o qual poderá, pela internet, verificar a situação de seu requerimento, identificar e candidatar-se às vagas e cursos disponíveis e conferir o andamento de um possível processo de seleção. O sistema, que inclui acesso ao Portal de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), garante maior agilidade e precisão na busca de um novo emprego.
Na semana passada, o Sine ficou fechado para que o novo programa fosse implementado. A atendente Rosilene Aparecida dos Santos esteve em Belo Horizonte entre os dias 22 e 26 de agosto para a capacitação.
Rosilene Santos explicou que, com a implantação do portal, o trabalhador terá mais opções de emprego, pois estará tudo conectado via web em todo o Brasil. ?Não terá mais currículo, pois será tudo cadastrado pela internet. A pessoa terá acesso às vagas até mesmo em outras cidades e estados?.
O portal Mais Emprego contará com outra novidade: o profissional mesmo empregado poderá fazer o cadastro e não precisará mais de currículo. ?A pessoa pensa que não poderia fazer seu cadastro, pois atualmente está trabalhando e isso também mudará. Os dados do trabalhador ficarão lá na web, chamamos de um pré-cadastro. Caso surja uma vaga em outra cidade, mandaremos um e-mail para saber se a pessoa está interessada, mesmo ela trabalhando. Esse contato será feito por e-mail e não por telefone?, explicou a atendente.

Comentários
COMPATILHAR: