A Prefeitura de Formiga irá realizar, na próxima quarta-feira(22), a reinauguração da Praça Padre Clemente, no bairro Alvorada.

Recentemente, a praça foi revitalizada, recebendo a instalação de novas mesas e bancos, luminárias, além de pintura e construção de um quiosque.
A solenidade, marcada para ocorrer a partir das 20h, irá contar com a presença da sobrinha do Padre Clemente, Miriam Drucker, que mora na Alemanha. Durante o evento, haverá apresentação do grupo de pagode da Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel), ?Cavaco e Samba? e de flauta e violão por alunos da escola de música, e de dança, por alunos da Escola Municipal de Artes da Dança (Emad).

O patrono da praça

A Praça Padre Clemente está localizada no bairro Alvorada e recebeu este nome em homenagem ao sacerdote que se estabeleceu em Formiga por longos anos. Bastante conhecido pela população, Clemente Kolhoff nasceu na Alemanha no dia 25 de março 1914. Ele era a quarta criança entre 10 filhos do casal Heinrich Kolhoff e Josephine Hilker; eles moravam na cidade Emstek. No dia primeiro de julho 1937, ele saiu de seu país e veio para o Brasil de navio.
Três semanas depois, chegou ao seminário ?Corupa? no estado Santa Catarina, no sul do país. Lá ele fez faculdade de filosofia e teologia. No dia 22 de agosto de 1943, Clemente se tornou sacerdote na cidade Taubaté/SP, pela ordem Coração-Jesus-Sacerdotes. Depois de Taubaté, passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Lavras/MG. Em 1958, mudou-se para Formiga, onde trabalhou até o fim da vida. Padre Clemente morreu em São Paulo, em 1993, tendo sido sepultado em Formiga.

COMPATILHAR: