Atenção estudantes: o prazo para alunos regulares se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina hoje(sexta-feira, 17). Todos os estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que tenham aderido ao processo em 2009 podem solicitar o financiamento das mensalidades. As inscrições devem ser feitas no site da Caixa Econômica Federal (www3.caixa.gov.br/fies).
No Fies o aluno pode financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente do semestre que estiver cursando. O fundo trabalha com duas taxas de juros anuais: 3,5% (fixa) ao ano para alunos matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos que constem do catálogo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e de 6,5% (fixa) ao ano, para os demais cursos.
Durante o curso, o estudante paga uma parcela de até R$50 de três em três meses, recurso que amortiza parte dos juros do financiamento. Para contratar o Fies, o aluno precisa apresentar um ou mais fiadores ou ainda utilizar a fiança solidária. Neste caso, grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo pagamento das prestações de todos os integrantes do grupo. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda.
Prazo diferenciado para o ProUni
Os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) terão um prazo maior para se inscrever no site, que se estende até o dia 24 de abril. O protocolo da confirmação da inscrição deve ser entregue na instituição até o dia 27 de abril. A divulgação dos pré-selecionados será no dia 28. Os documentos precisarão ser entregues nos dias 28 ou 29. Em seguida, o candidato deverá procurar a Caixa para fazer a contratação do financiamento até o dia 4 de maio.
Para facilitar o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato ao financiamento deve ter em mãos os seguintes dados:
– número do seu CPF;
– dados do seu documento de identidade (número, órgão expedidor, data de expedição);
– dados acadêmicos (curso, habilitação, turno, regime acadêmico);
– dados gerais (quantidade de semestres já cursados na faculdade, valor da mensalidade integral, percentual de financiamento desejado, quantidade de pessoas que compõem o grupo familiar e renda bruta mensal familiar, incluindo o estudante no grupo familiar e no total da renda).

COMPATILHAR: