O prazo para que os trabalhadores saquem o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) termina nesta quarta-feira (30). Cerca de 543 mil ainda não retiraram o dinheiro, segundo balanço divulgado pela Caixa Econômica. Até na quinta-feira (24), a Caixa já havia pago cerca de R$ 6,45 bilhões, a pouco mais de 14 milhões de contribuintes.
O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos terminais de autoatendimento ou nas lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Se não tiver, é preciso levar a carteira de trabalho e o número do PIS.
Tem direito a receber o abono quem foi cadastrado no PIS (ou Pasep até 2003); trabalhou pelo menos 30 dias consecutivos no ano anterior, com carteira assinada; recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais; e teve seus dados informados corretamente na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
Os trabalhadores que têm cotas de PIS também podem sacar, até o dia 30, o rendimento desse montante. O valor é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador na época. De acordo com a Caixa, o número total de trabalhadores que podem sacar os rendimentos é de 28.730.163.
Pode receber o trabalhador que foi cadastrado no PIS/Pasep até dia 4 de outubro de 1988 e possui saldo na cota do PIS. O saque também é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.

COMPATILHAR: