Termina às 23h59 desta sexta-feira (1º) o prazo para os candidatos pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) realizarem a complementação da inscrição. O procedimento deve ser feito diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo portal Gov.Br.
Etapas e exigências da complementação
O Fies, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento das mensalidades para estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Durante o processo de complementação, candidatos que se inscreveram para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo médico que comprove a condição, especificando o tipo e grau da deficiência, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID). Caso haja inconsistências nas informações prestadas, a instituição de ensino poderá solicitar documentação adicional.
Fies Social e condições especiais
Metade das vagas ofertadas é destinada ao Fies Social, voltado para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Esses candidatos estão dispensados da comprovação de renda, mas devem comparecer à comissão da instituição para validar as demais informações. Durante o período de complementação, também podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Próximos passos após a inscrição
Após a complementação, os estudantes devem comprovar as informações declaradas por meio da entrega física ou digital de documentos à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, em até cinco dias úteis. Se aprovadas, as informações serão validadas por um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação pela CPSA. A contratação do financiamento só será formalizada após a aprovação do banco.
Vagas e lista de espera
Nesta edição, o Fies recebeu 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos — cada um pôde se inscrever em até três cursos. O MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas ao longo do ano, sendo 74,5 mil nesta etapa do segundo semestre.
O programa conta com chamada única e lista de espera. Os candidatos não aprovados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, cujas convocações ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Com informações do O Tempo/Agência Brasil