O preço da gasolina vendida no Brasil está, em média, 10% acima do valor praticado no mercado internacional, segundo dados divulgados nesta semana pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
De acordo com a entidade, para que o preço se igualasse ao de paridade de importação (PPI), seria necessária uma redução de R$ 0,28 por litro. A Abicom destaca que as principais refinadoras do país, Petrobras e Acelen, mantêm os preços acima da paridade há mais de um mês.
Já o cenário para o diesel é o oposto. O combustível está sendo comercializado no Brasil com preço cerca de 4% abaixo do valor internacional. Segundo a associação, para que o diesel atingisse a paridade com o mercado externo, seria necessário um aumento de R$ 0,14 por litro.
A diferença entre os valores internos e externos reflete a política de precificação adotada pelas refinadoras e pode impactar diretamente o mercado de importações de combustíveis, além de influenciar nos custos logísticos e no bolso do consumidor.
Com informações do Jornal O TEMPO