O governo federal provou ontem que aposta mesmo no mercado interno para se livrar de uma crise econômica, como a que ocorre hoje nos países ricos. Em uma tacada só, reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos), o que pode fazer os preços caírem até 15% para o consumidor final, e diminuiu o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos a pessoas físicas de 3% para 2,5%, incluindo aí cartão de crédito e cheque especial.
O pacote de bondades, anunciado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, contempla ainda desoneração para empresas e para o programa Minha Casa, Minha Vida. Também alivia tributação para produtos de trigo (pães e massas) e desonera a aplicação estrangeira na bolsa de valores. Não deixaremos que a crise internacional contamine a economia brasileira. Temos condições de tomar medidas necessárias para que economia brasileira continue o crescimento. Nossa força continua na demanda interna, explicou o ministro. Três decretos e uma medida provisória serão publicados nos próximos dias em edição extra do Diário Oficial da União para efetivar as mudanças.
O comércio varejista comemorou, e muito, tais medidas e já faz projeções mais otimistas para as vendas de Natal. Segundo Fernando Sasso, economista-chefe da CDL-BH, antes das medidas, as previsões de crescimento para este ano eram entre 3% a 5%. Agora, acredito em algo mais perto de 5% ou até mesmo 5,5%. A explicação é simples. Produtos da linha branca têm grande apelo de vendas no fim de ano, principalmente pela classe C, responsável por até 70% do consumo. Com o preço menor e com o crédito mais fácil, a demanda, que é reprimida, vai aumentar neste público, conclui Sasso.
A gerente do departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvania Araújo, acredita que os preços da linha branca devem cair até 15%. E mais, aposta que os prazos de pagamento devem se alongar neste fim de ano. Compras parceladas em seis vezes, por exemplo, podem chegar a 12 prestações, pois os juros também estão em queda, disse. Segundo Silvania, as medidas do governo foram acertadas pois o consumo interno representa 72% do PIB brasileiro e deve ser incentivado. Devo acrescentar que esse impulso começou com as seguidas reduções das taxas de juros promovidas pelo Banco Central.
Ontem mesmo, após a divulgação do pacote, as grande redes varejistas já anunciavam preços menores. No Ponto Frio, por exemplo, um banner em seu site indicava para os consumidores virtuais a lista dos produtos que teriam seus preços reduzidos. O mesmo podia ser verificado no site da rede de supermercados Extra e do Walmart, que fez questão de enfatizar: Saímos na frente com descontos de até 20%. No site do Ricardo Eletro, o convite era direto: Aqui a redução do IPI já começou. Aproveite.

COMPATILHAR: