A Prefeitura de Formiga inaugurou na sexta-feira (18), o prédio da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). No mesmo dia, iniciou a transferência do atendimento aos pacientes do PAM (Pronto-Atendimento Municipal) para aquele local, sem dúvida de maior conforto e segurança, para os usuários.

O espaço até então ocupado pelo PAM, além de desconfortável e insalubre, beirava os limites da “desumanidade”, segundo palavras do próprio prefeito.

A inauguração reuniu uma centena de pessoas, dentre funcionários da Secretaria de Saúde, membros do alto escalão do governo, familiares do homenageado que deu nome à Unidade e autoridades, como os vereadores Josino Bernardes, Zezinho Gaiola, Juarez Carvalho e Rosemeire Mendonça e o deputado estadual Ivair Nogueira.

A unidade recebeu o nome do empresário Vicente Nogueira, fundador da Casa 505. Seus familiares também estiveram presentes agradecendo o reconhecimento que resultou na lembrança do nome do agora homenageado.

Na segunda-feira (21), o portal entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura para saber detalhes sobre a melhoria do serviço de atendimento que será prestado na UPA, registrando os seguintes questionamentos: 1 – Houve alguma modificação na estrutura de atendimento, em especial no tocante à contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem?  2 – Se sim, de quantos?  3 – A unidade oferece serviços como os de raio-X, eletrocardiografia, atendimentos de pediatria, ortopedia, laboratório de exames e leitos de observação como prevê o programa federal de criação da UPA? A UPA a ser implantada na cidade será do tipo I, ou tipo II, como a Prefeitura chegou a divulgar que teria condições de implantar? Quando isto ocorrerá?

Até o fechamento da matéria,   o portal não obteve resposta oficial sobre os questionamentos que julgamos ser pertinentes e de grande interesse da população, usuária daquele importante Pronto Atendimento.

(Foto: Paulo Pacheco)

Da inauguração:

A solenidade de inauguração só teve início após a solução de impasse gerado pela  presença de um oficial de justiça que cumprindo ordens, entregou às autoridades do município uma notificação judicial que teve origem em alguns questionamentos feitos pelo Ministério Público. Durante a solenidade não foram dados detalhes sobre o teor do documento contendo questionamentos do MP. Porém, em sua fala que durou mais de 30 minutos, Moacir Ribeiro fez questão de mencionar brevemente o fato, limitando-se a informar aos presentes que aquilo era resultado de denúncia de alguns de seus inimigos políticos. “Eles podem me aguardar porque estou vivo, com muita saúde e vontade e ainda irei incomodá-los por longo período”, disse o prefeito, que foi aplaudido enfaticamente pela plateia.

Ainda durante o pronunciamento, o prefeito Moacir Ribeiro creditou as honras devidas ao deputado estadual presente (Ivair Nogueira), assegurando que aquela “grande obra”, só pôde ser inaugurada em razão da interferência (ajuda) daquele deputado que não poupou esforços para a obtenção de recursos estaduais e federais que a viabilizassem.

O nome do ex-ministro Saraiva Felipe também foi mencionado “em passant” e estranhamente, ainda que se procure encontrar justificativas de cunho meramente político, ou politiqueiros, o nome do ex-prefeito Aluísio Veloso e de todos os que com ele contribuíram para a conquista do “sonho da UPA” foi sequer citado. Nem mesmo nas diversas faixas de agradecimentos, de cunho político, o nome do ex-prefeito ou a administração anterior apareceu.

Moacir fez questão de tecer elogios aos vereadores que se encontravam presentes, assim como ao secretário de Saúde Gonçalo Faria, enaltecendo as qualidades dele e grande empenho na condução das missões a eles confiadas. O prefeito arrancou risos da plateia quando se disse eleitor “de carteirinha” do Josino e ao falar da “companheira” Meirinha, se justificou afirmando que pedira sua secretaria para votar na colega, suprindo assim sua falta.

Juarez Carvalho fez uso da palavra e foi enfático ao falar sobre a obra inaugurada e afirmou aos presentes que Moacir se notabilizou politicamente pelas ações e pelo atendimento de suas reivindicações, sempre defendidas em favor de melhorias no atendimento da saúde pública. Esforço coroado com aquela solenidade que, ele também espera que se transforme numa UPA muito bem equipada e operada em favor do povo.

A solenidade, de forma bem ecumênica, contou ainda com as bênçãos das instalações, por um padre da Igreja católica e por um pastor, presentes.

COMPATILHAR: