O incentivo a pequenos negócios fez com que Capitólio figurasse entre os sete vencedores estaduais da edição 2018 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O prefeito José Eduardo Terra Vallory (PT) foi o único que teve projetos desenvolvidos no município eleitos em duas categorias entre as melhores propostas finalistas. O anúncio dos premiados foi feita em cerimônia na terça-feira (13) em Belo Horizonte.

Seleção
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor destaca iniciativas públicas que beneficiam os pequenos negócios e o desenvolvimento local. O evento está na 10º edição.

Prefeito de Capitólio / Foto: Divulgação

Neste ano, segundo o Sebrae, 100 propostas foram inscritas, das quais 30 projetos, de 26 municípios mineiros, foram selecionados entre os finalistas em oito categorias. Os vencedores receberam certificado e troféu e vão representar Minas Gerais na etapa nacional do prêmio, que será realizada em 2019 em Brasília.

“São dois aspectos. O primeiro é que terem nossas ações reconhecidas é um ‘feedback’ sobre o acerto das políticas públicas que foram executadas, ou seja, confirma o caminho que estamos seguindo. O outro é o aspecto motivacional para nossos servidores, pois os projetos são frutos do trabalho de toda a nossa equipe”, destacou o prefeito em nota.

Projetos
Na categoria “Desburocratização e Implementação da Redesimples”, o projeto de Capitólio premiado foi o que tratou de ações para simplificar a legalização e o licenciamento de micros e pequenas empresas.

Nesse processo, a Prefeitura de Capitólio instalou a Sala Mineira do Empreendedor, o Núcleo de Atendimento à Família Rural e o Centro de Apoio ao Turista com o objetivo de unificar e facilitar os serviços que atendem empreendedores das áreas rural e urbana da cidade.

Em nota, a chefe do Departamento de Convênios e Agente Municipal de Desenvolvimento, Lécia Neves, explica como a iniciativa impactou a rotina no setor.

“Antes, os empreendedores abriam CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] e Inscrição Estadual, mas na instância municipal nem sempre formalizavam seus negócios. Hoje, o processo começa pelo Município, que deve assistir o empresário, avaliando e aprovando seu negócio”, disse.

Já o outro projeto premiado foi selecionado na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios” e trata da modernização da legislação municipal voltada para o segmento empresarial e associativo.
Nesse contexto, a administração criou uma lei específica para a os serviços turísticos, além de ter investido na infraestrutura do complexo de praças da orla e no Centro de Apoio ao Turista, na política de compras governamentais e na política de acesso aos bens públicos.

Outros premiados
Além do prefeito de Capitólio, foram premiados também José Tibúrcio do Prado Neto, de Paraguaçu, Carlos Renato Lima Reis, de Passos, Odelmo Leão, de Uberlândia, José Walter Resende Aguiar, de Entre Rios de Minas, Vitor Penido de Barros, de Nova Lima, e Hélio Marcio Campos, de Ouro Branco.

COMPATILHAR: