(Imagem: Tv Alterosa/Junho 2016)

O prefeito de Doresópolis Aladir Caetano, de 67 anos, foi preso na tarde dessa segunda-feira (28) juntamente com o motorista da Prefeitura, de 45 anos. Eles são suspeitos de peculato, segundo o delegado que lavrou o flagrante, Luciano Telbaldo. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a prisão ocorreu depois que o motorista da Prefeitura foi abordado com um caminhão carregado com brita, que seria levado para uma fazenda particular do prefeito. Os dois estão presos no presídio de Piumhi.

Ainda segundo a Polícia Militar, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Alencar Luciano Simões, foi quem acionou os militares. Ao G1, Alencar contou que recebeu uma denúncia anônima informando que um caminhão sairia da Prefeitura carregado com o material. A brita serve como contenção em estradas de terra para evitar derrapagem de veículos. O material seria levado para a fazenda do prefeito. O próprio presidente da Câmara seguiu o caminhão de Doresópolis até Piumhi.

“Quando cheguei em uma barreira próximo a Piumhi, pedi ao procurador da Câmara para acionar a polícia. Aguardei na barreira e, nesse momento, os militares chegaram e foram até a fazenda. Os militares trouxeram o motorista até a barreira e chamaram o prefeito e juntos registramos o boletim de ocorrência”, contou.

A PM informou que no local o motorista confirmou que levaria o material para a propriedade particular do prefeito, a pedido dele. O chefe do Executivo também confirmou a informação e foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Polícia Civil de Piumhi.

Na delegacia, o motorista manteve a confirmação, mas o prefeito negou que tinha dado consentimento para o transporte do material, como contou o delegado Luciano Telbaldo.

O vice-prefeito da cidade, Otávio da Costa Maia, disse ao G1 que as denúncias de que Aladir usava material em benefício próprio eram frequentes. “Ele transportava os materiais à noite, segundo moradores. Esses comentários sempre foram frequentes na cidade”, afirmou.

O presidente da Câmara comentou que não foi a primeira vez que recebeu denúncia envolvendo uso particular de recursos públicos. “Várias vezes já denunciaram atitudes desse tipo e dessa vez resolvi eu mesmo ir atrás. Esse material que seria levado para a fazenda dele [do prefeito] foi destinado à Prefeitura para manutenção nas estradas rurais onde passam ônibus escolares, por exemplo”.

O caminhão e todo o material foi apreendido.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: