Quem tem ?irmãos? nunca está sozinho. O adaptado ditado popular retrata bem a história da Prefeitura de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Reeleito para o comando do município nas eleições de 5 de outubro, Waldir Silva Salvador de Oliveira (PSDB) foi impedido de tomar posse no último dia 1º pela Justiça Eleitoral, que indeferiu a sua candidatura. Na vaga, assumiu interinamente o presidente da Câmara Municipal, Alexander Silva Salvador de Oliveira (PHS), irmão do prefeito eleito. E que garantiu ao parente o cargo de secretário de Planejamento, com um salário de R$ 6,5 mil.
O pedido de registro de candidatura feito por Waldir Salvador foi negado pela Justiça Eleitoral mineira porque pesam sobre ele acusações de improbidade administrativa na gestão de 1989 a 1992. Ele teve as contas rejeitadas por não ter pago fornecedores, aplicado índices inferiores aos legais nas áreas de saúde e educação e ter causado prejuízos ao erário. Como obteve mais de 50% dos votos válidos nas eleições, o segundo colocado, Manoel da Mota Neto (PMDB), também não pôde assumir a vaga ? o que levará à realização de um novo pleito ainda este ano.
O prefeito interino, Alexander Salvador, negou as acusações contra o irmão, que já estaria recorrendo da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo ele, trata-se de uma ?perseguição política? pelos adversários que todos na cidade têm conhecimento. Por isso mesmo, fez questão de chamar Waldir Salvador para integrar a equipe de governo em uma pasta estratégica. ?Não é que eu não tenha condições de ser prefeito, mas ele tem mais do que eu. Isso não é bom para mim, mas para a cidade?, justificou, dizendo que o irmão chegou a receber vários convites para trabalhar em outras prefeituras.
Parceria
De acordo com Alexander Salvador, nos últimos quatro anos os irmãos já vinham trabalhando juntos ? ele na Câmara e Waldir na prefeitura. Essa parceira seria então mantida no Executivo até que a pendência judicial seja resolvida em definitivo. A principal missão do secretário será criar mecanismos para driblar a previsão de perda de R$ 20,5 milhões na arrecadação do município graças à redução na produção da Vale. Atualmente, 62% dos recursos que chegam aos cofres de Itabirito estão vinculados à extração do minério de ferro.
O cenário nada favorável à cidade exigiria do secretário medidas para cortar gastos com a folha de pessoal e o custeio da prefeitura. ?Faremos todo tipo de cortes para evitar prejuízos nos investimentos com a saúde e a educação?, afirmou. Antes de ser impedido de assumir o cargo, Waldir Salvador era um dos candidatos cotados para disputar a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), nas eleições marcadas para março.

COMPATILHAR: