O prefeito em exercício, Antônio Lamounier/PSB (Antônio Metralha) vetou o projeto de lei nº 654/2012, que institui o Programa Primeiros Socorros, com o objetivo de ministrar o curso Suporte Básico de Vida- Primeiros Socorros aos profissionais da área da Educação de escolas e creches da rede pública.
O projeto é de autoria do vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) e foi aprovado na Câmara Municipal no dia 3 de setembro.
No veto, a administração municipal ressalta que ?apesar da boa intenção do legislador, sou levado a opor veto total ao referido projeto, tendo em vista orientações da Secretaria Municipal de Educação, além de ensejar despesas ao município são as razões de fato e de direito deste veto?, explica a correspondência assinada por Antônio Metralha.
Durante a reunião, Cabo Cunha ressaltou que o Executivo não enviou a justificativa do veto. ?Percebo que no desejo de vetar, esqueceram de me enviar a justificativa. É necessário que enviem a justificativa, para explicarmos o motivo à sociedade. Uma justificativa plausível e constitucional?.
O presidente do Legislativo, Gonçalo Faria/PSB disse que enquanto o Executivo não enviar para a Casa a justificativa do veto ao projeto, ele não nomeará uma comissão especial para análise.
O projeto
De acordo com a proposta, a capacitação visa propiciar aos profissionais que, trabalham diretamente com crianças e adolescentes, o mínimo de conhecimento para reconhecerem uma situação de emergência e atuarem no primeiro atendimento à vítima.
A implementação do programa, compreendendo sua carga horária e seu conteúdo pragmático, será efetivada pelo Poder Executivo, mediante convênio com o Corpo de Bombeiros.
?Tenho certeza que o Executivo não vai vetar esse projeto, pois não tem gastos, e quem vai ofertar o curso é o Corpo de Bombeiros?,ressaltou Cabo Cunha quando o projeto foi aprovado.

COMPATILHAR: