Conforme denúncia de um internauta, o prefeito Moacir Ribeiro/PMDB, em visita feita a Asadef, teria vinculado qualquer ajuda àquela entidade, ao apoio do vereador Luciano do Trailer aos seus projetos, na Câmara.
O denunciante, Walter Faria, que por sinal é secretário da entidade, fez sérias críticas ao posicionamento do prefeito Moacir Ribeiro. Em trechos extraídos de sua denúncia, via Facebook, Walter diz textualmente:
A Denúncia
Meu nome é Walter Faria, faço parte da Asadef – Associação de Auxílio ao Deficiente Físico (…) Moacir prefeito disse que a Asadef está nas mãos do vereador Luciano do trailer, vice-presidente da Asadef. O prefeito disse que se o vereador Luciano não o apoiar, de maneira alguma vai apoiar a Asadef. Não vou assinar nada a favor da Asadef, nem um tipo de convênio para liberação de verbas, nenhum tipo de prestação de serviços, enfim nada vou fazer para a Asadef se o vereador Luciano não me apoiar lá na Câmara de vereadores (…) isso é uma tremenda de uma canalhice por parte do prefeito Moacir, com suas atitudes em relação a Asadef, ele não tá ferindo a entidade, e sim os deficientes de Formiga. Mas isso no vai ficar assim (…) vou me manifestar, sou deficiente, uso bengalas…
O jornal Nova Imprensa e o portal Últimas Notícias, como de costume, procurou ouvir as partes envolvidas e as pessoas citadas no trecho disponibilizado pelo Sr. Walter Faria via Facebook e transcreve abaixo suas respostas, para que você leitor, tenha a oportunidade de analisá-las e tirar suas conclusões a respeito.
O que disse o vereador Luciano
O vereador Luciano Duque informou que Moacir Ribeiro se reuniu com o presidente da Asadef, Marlei Assunção, oportunidade em que solicitou também a presença do vereador. O encontro contou ainda com os representantes da Secretaria de Saúde, Rafael Tomé e Geraldo Reginaldo de Oliveira e assim resumiu o fato:
?O Marlei Assunção fez algumas reivindicações ao prefeito em relação à Asadef, como exemplo, o serviço de fisioterapia. O Moacir disse que a Prefeitura iria estudar esses pedidos. Ele me pediu apoio, para que eu ficasse do lado dele, mas não estou contra nem a favor do prefeito, estou é do lado do povo. Tenho o meu caráter e não adianta me pressionar?.
O que disse o presidente Marley
Por telefone, Marlei Assunção informou que para tratar do assunto precisaria de algum tempo para consultar seus pares na diretoria e convidou um repórter do jornal a estar pessoalmente com ele na manhã de quarta-feira (27). Adiantou que o secretário Walter não estava autorizado a publicar nada em nome da Asadef, mas afirmou que o prefeito tinha ido à entidade espontaneamente, não a convite dele. Explicou também que o vereador Luciano lá se encontrava, mas que ele não sabia a convite de quem.
O que disse Rafael Tomé
Questionado a respeito, em entrevista concedida ao jornal na quarta-feira (27), Rafael Tomé (secretário de Saúde), disse que deve ter havido um tremendo ?mal entendido? e que Moacir apenas tentou mostrar ao Luciano que ele, que tem ali sua base de votos, poderia avocar para si os méritos dos ?obséquios? que o município viesse a conceder à Asadef. ?É claro que politicamente o apoio de todos os vereadores é interessante e certamente isso foi ventilado por Moacir, mas nunca sob a forma de pressão?, disse.
Moacir Ribeiro
Nos últimos dias, tentamos inúmeras vezes falar com o prefeito a respeito mas, certamente por razões até certo ponto compreensíveis, não logramos êxito na tentativa de colocarmos aqui, a palavra dele, para nós o maior interessado em que a dúvida ?plantada?, viesse a ser dirimida.
O secretário de comunicação e sua adjunta, apesar dos esforços, ao que tudo indica, também não conseguiram, ainda que de forma indireta, obter ou não, o esperado desmentido.
Retirando a denúncia
Walter Faria, informado por telefone de que este jornal traria ao conhecimento de seus leitores, o teor da denúncia, entendida por nós como sendo de relativa gravidade, em resumo, assim se pronunciou:
?(…) na verdade houve um mal entendido. Eu estava nervoso, emocionado, quando soube da reunião. Não entendi bem e acabei postando aquilo lá. Não retirei ainda, e nem sei por quê. Na verdade acompanho a Asadef desde 98/99, tempo da Vitória Corrêa e, toda vez que penso que a entidade possa ser prejudicada saio em sua defesa(…). Moacir não vinculou o apoio do Luciano aos projetos (…). Depois da postagem, depois que falei com o Marlei, pensando melhor, acho que ele (Moacir) pensou que o Luciano é que era o presidente da entidade…)?
Questionado se autorizaria o jornal a trazer seu desmentido a público, já que nosso dever é ouvir todas as partes antes de publicarmos qualquer matéria, em especial as consideradas mais polêmicas, ele, na verdade, autorizou e até pareceu sentir um certo alívio.
O diálogo final de nossa entrevista via telefone, foi exatamente assim, conforme consta de gravação em nosso poder:
Jornalista: Então posso publicar seu desmentido e o pedido de desculpas, pelo engano?
Walter: Pode sim!
Jornalista: Então tá. Eu gosto da coisa é assim. Tem que ser com a verdade. Doa a quem doer. Obrigado!

COMPATILHAR: