Redação Últimas Notícias 

A Prefeitura de Arcos decretou na tarde dessa quinta-feira (23) a interdição por tempo indeterminado do Parque Aquático Municipal Adriano Carlos de Oliveira devido a infestação de carrapatos na localidade.

A medida foi tomada após visita de funcionários do setor de Epidemiologia ao parque. O local e habitat de capivaras, mamífero hospedeiro da bactéria causadora da febre maculosa e um dos principais hospedeiros do carrapato estrela, que é o transmissor da doença.

De acordo com o coordenador da Epidemiologia, Tiago Carvalho, todas as medidas cabíveis para evitar o registro de casos da febre maculosa no município estão sendo tomadas. “Estamos em constante vigilância. Com o decreto temos mais autonomia de ações. Pedimos a colaboração da população para que respeite a interdição do local. A medida é preventiva, mas com os esforços da administração e a colaboração de todos conseguiremos manter o município sem o registro da doença”, reforçou.

Evento cancelado

Devido a medida de interdição do Parque, o Encontro de Pipas que seria realizado no local  neste sábado (25), pelo Projeto Garoto Cidadão em parceria com o Governo de Arcos foi cancelado.

A Prefeitura não deu detalhes sobre nova data do evento ou se irá transferir para outro endereço.

Registros de febre maculosa na região

A maioria dos casos de febre maculosa registrados em Minas Gerais, neste ano, está concentrada na região Centro-Oeste.  De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), as cidades que tiveram casos são Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna e Igaratinga.

Sobre prevenção devido à incidência na região, a secretaria informou que cada Prefeitura é responsável pelas ações com moradores.

 

 

Fonte: Com informações do Portal Arcos e G1 ||

COMPATILHAR: