A Prefeitura de Arcos, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), criou uma comissão de organização do carnaval 2019, com participação de formadores de opinião da sociedade civil e de representantes de blocos tradicionais que decidiram resgatar o modelo dos primeiros carnavais de rua, com desfiles de blocos em um circuito que abrange os principais bares da região central da cidade.

Neste ano, a festa terá outro formato, com uma programação de sexta-feira (1º de março) a terça-feira (5) e que contará com os desfiles de blocos carnavalescos em vários pontos da cidade, com itinerários diferentes, além de ter como objetivo principal, resgatar as tradições da festa, como a eleição do Rei Momo, Rainha e Princesa, dentre outras ações que relembram o nosso Carnaval.

A Praça Floriano Peixoto, tradicional por abrigar os melhores carnavais da cidade, será o ponto de dispersão dos blocos e receberá uma estrutura com tendas, banheiros, segurança, palco e DJ’s todas as noites, além de duas matinês (domingo e terça-feira). Também será programado o encontro dos blocos na Praça do “Vivi” onde, no domingo e na terça-feira de Carnaval, acontecerá a tradicional chuveirada (caminhão pipa) para refrescar os foliões do calor.

Uma das novidades é que os principais blocos inscritos terão suporte de ensaios das charangas, a ser realizados no Complexo Poliesportivo. Após os treinos, faltando 15 dias para os dias oficiais da festa, os ensaios serão abertos ao público e acontecerá em locais distintos da cidade.

Para o secretário da SEMCELT, Serginho Garibaldi, essa iniciativa vai de encontro ao desejo dos representantes de blocos e da população. “Os representantes de blocos que têm participado conosco do planejamento do Carnaval manifestam a cada reunião de forma bem positiva e acreditamos que os jovens e as famílias receberão essa festa de braços abertos”, destacou.

Segundo a secretária de Governo, Flávia Carvalho, a gestão entendeu que mesmo com a crise e a epidemia de Dengue era necessário ouvir as pessoas e percebeu-se que todos gostariam que realizassem um carnaval mais barato e de resgate cultural. “Convidamos os formadores de opinião, que fazem parte da história do nosso Carnaval e expusemos para eles a nossa dificuldade financeira de realizar a festa e todos propuseram resgatar os nossos blocos carnavalescos. Neste sentido, estamos motivados e não mediremos esforços para fazer uma festa alegre e repleta de boas energias”, ressaltou.

Inscrições dos Blocos

Os interessados devem ficar atentos ao site oficial e redes sociais da Prefeitura, que em breve será publicado a data e o prazo de encerramento das inscrições. Neste ano haverá um regulamento com restrições de quantidade de membros e outras questões.

Organização

Além de toda a estrutura da Praça da Matriz, será aberto um chamamento para o credenciamento de barracas e de vendedores ambulantes que acompanharão os blocos carnavalescos em seu circuito autorizado.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: