A Prefeitura de Carmo do Cajuru emitiu um alerta à população após registrar, na última semana, ataques de peixe pirambeba.

 Além do alerta, o Executivo reforçou que o banho está proibido na barragem onde ocorreram os ataques por causa das restrições de aglomeração da Covid-19.

Segundo a Prefeitura, a informação de que banhistas haviam sido mordidos por pirambeba foi registrada na sexta-feira (2). A Prefeitura explicou que o ataque deste peixe é comum no local, principalmente, com as altas temperaturas.

A pirambeba é um pequeno peixe carnívoro da família das piranhas, que pesa entre 150 e 250 gramas. Por ser um animal pequeno, a mordida causa cortes e ferimentos. Ela ataca, preferencialmente, as extremidades das mãos e pés.

Restrições de acesso a barragem

O decreto 1.456/2020, que disciplina medidas complementares para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, proibiu a utilização da orla da barragem de Carmo do Cajuru em toda sua extensão, em especial o Retiro do Lago.

A proibição também é válida para a prática de pesca amadora e esportiva, armação de tendas, acampamentos e barracas. Também está proibida a locação de ranchos e sítios com finalidade turística ou recreativa. O acesso às entradas na região do Retiro do Lago fica restrito ao trânsito local.

No caso de descumprimento das regras impostas no decreto, o infrator poderá sofrer às penalidades previstas na Legislação Municipal, bem como a Secretaria Municipal de Saúde poderá requisitar apoio da Polícia Militar.

 

COMPATILHAR: