Na tarde desta quinta-feira(4) a administração municipal de Córrego Fundo, firmou convênio com a Emater, com validade até dezembro de 2013. O atendimento será retomado na próxima quarta-feira (10). O escritório da Emater fica na sede da Prefeitura e estará aberto à comunidade de 8h às 12h e de 13h às 17h.
O convênio foi assinado pelo prefeito João Vaz, e pelo gerente da Unidade Regional de Passos, Edson Aparecido Gazeta. O propósito do convênio é oferecer, aos produtores do município, assistência técnica no meio rural e, assim, propiciar o desenvolvimento da agricultura, pecuária e atividades similares.
Devido ao déficit de funcionários, a Emater não tem condições de disponibilizar os serviços em mais dias da semana, em Córrego Fundo. Por isso, os técnicos Luiz Antônio Nascimento e Ananias Antônio Siqueira vão revezar no atendimento aos produtores, às quartas-feiras.
Nos demais dias da semana, a população pode procurar o secretário Municipal de Obras, Meio Ambiente, Serviço e Regulação Urbana, Derimar Júnior da Silveira, que encaminhará a demanda ao escritório da Emater no município.
Assistência no município
De acordo com o convênio assinado, a Emater se compromete a oferecer orientação gratuita aos pequenos produtores rurais, com o objetivo de ampliar a produção agropecuária e, desse modo, melhorar a condição de vida das famílias que vivem dessa atividade.
Além disso, a Emater deverá informar sobre os programas que visem a preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. Ela deverá disponibilizar ao município, dados sobre as safras agrícolas, políticas agropecuárias, comercialização, estrutura de mercado dos produtos agrícolas e da realidade rural de Córrego Fundo.
A população terá acesso à capacitação de mão de obra para o trabalho nas atividades relacionadas à agropecuária.
Ainda, cabe à Emater participar da elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Rural para que as áreas econômica e social, voltadas para a agropecuária, possam se beneficiar de atividades que trarão benefícios aos produtores. Ela, também, deverá atuar na organização, no desenvolvimento e aperfeiçoamento do associativismo rural, o que permitirá maior produção, melhoria da renda e comercialização dos produtos do município.O trabalho de assessoria realizado pela Emater será de grande importância para Córrego Fundo. Uma vez que definirá as estratégias de apoio ao desenvolvimento rural, principalmente no aperfeiçoamento da política agrícola e de abastecimento. Com isso, permitirá elaboração de projetos e programas que incentivem e apoiem a produção rural e a captação de recursos externos que possam torná-los viáveis.

COMPATILHAR: