A Prefeitura de Divinópolis anunciou na tarde dessa quinta-feira (25) que não vai mais pagar a bilheteria da Divinaexpo no dia 4 de junho, quando haveria show da dupla sertaneja Humberto & Ronaldo. A decisão foi tomada poucas horas após o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendar o não investimento de dinheiro público no evento.
Procurado o presidente do Sindicato Rural e organizador do evento, Irajá Nogueira, disse ao portal G1 que se reuniu com parcerios e definiu que o ingresso será cobrado normalmente – inlcusive de quem comprou o passaporte, que garante entrada apenas nos shows realizados de 31 de maio a 3 de junho. Os preços ainda não foram definidos. Ele ressaltou que ainda não havia assinado nenhum contrato com a Prefeitura. A produção dos artistas ainda não respondeu.
Apesar de acatar a recomendação feita pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público, Gilberto Ozório, o governo municipal divulgou uma nota com argumentos em defesa do uso da verba pública no pagamento de um dia do evento, no qual a população não pagaria ingresso para ter acesso ao entretenimento.
“A administração municipal acredita que promover o lazer para a população é uma forma importante de se investir na melhoria da qualidade de vida, principalmente daqueles de menor poder aquisitivo, que, por questões de ordem financeira, têm cerceada a participação em grande parte dos eventos. Foi pensando assim que, apesar da notória dificuldade financeira encontrada neste início de gestão, a Prefeitura buscou uma forma de garantir o acesso de toda a população ao maior evento de Divinópolis e da região”, explicou.
Ainda segundo a Prefeitura, essa seria a única ocasião em que famílias inteiras teriam poderiam comparecer ao evento. O órgão ressalta que o pagamento de um dia da Divinaexpo ocorre há vários anos.
“Não se pode tratar a aquisição de um dia de festa de forma rasa e superficial como um mero gasto. Oferecer lazer e entretenimento é também um investimento que garante ao cidadão interação social, condição esta fundamental para a elevação individual e prevista no artigo 6º da Constituição”, pontuou o texto .
O Executivo já havia anunciado um repasse de mais de R$100 mil ao evento. No entanto, a Promotoria entendeu que, em razão do estado de calamidade financeira decretada na última gestão e prorrogada na gestão atual, isso não deve ocorrer, levando em consideração ainda que a Divinaexpo é evento privado. A Prefeitura de Divinópolis já reconheceu um déficit de mais de R$50 milhões e determinou a adoção de medidas para reequilibrar as contas públicas.
Ainda na nota, a Prefeitura confirma que a negociação de preço com a organização da Divinaexpo já tinha começado. “O valor chegou a ser readequado e com o pagamento em parcelas a partir do mês de setembro de 2017, depois de vencido o prazo vigente do decreto de calamidade financeira”, detalhou.
Também era objetivo da atual administração cortar gastos em outras áreas para, assim, ter melhores condições de assinar um termo oficializado na parceria com o Sindicato Rural.
Ainda não tinha sido feita nenhuma negociação final e nem mesmo a compra do show previsto para a data. “O Município estabelece um convênio com o Sindicato Rural no sentido de liberar o acesso da população. O ajustamento, norteado por parâmetros estabelecidos pelo Ministério Público, prevê ainda a liberação de espaço durante o evento para o incentivo aos projetos de agricultura familiar e apresentação de campanhas educativas, além da arrecadação de alimentos para instituições sociais, de forma voluntária, no dia com entrada franca”, acrescentou.
A nota termina com a afirmação de que o cumprimento da recomendação feita pelo MP impede o acesso da população ao entretenimento. “Mesmo ciente que tal posição privará o acesso de milhares de adultos e crianças ao maior momento festivo de Divinópolis, a Prefeitura acata a posição apresentada pelo MP e não irá firmar o convênio com o Sindicato Rural”.
O promotor Gilberto Ozório disse que o fato de a Prefeitura acatar a decisão e não investir no evento é questão de sensatez. “Temos um caos na saúde, educação, segurança, vários setores na própria Prefeitura tiveram a jornada de trabalho diminuída, já ocorreram atrasos dos salários dos servidores”, comentou.
Procurado pelo portal G1, o presidente do Sindicato Rural, Irajá Nogueira, também informou que ainda não havia assinado nenhum contrato com a Prefeitura. Ele disse que a entrada no dia 4 de junho será cobrada normalmente – inlcusive de quem comprou o passaporte, que garante entrada apenas nos shows realizados de 31 de maio a 3 de junho. Os valores ainda não foram definidos. A reportagem aguarda o posicionamento da dupla Humberto & Ronaldo.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: