Os salários referentes ao mês de setembro dos servidores municipais da educação de Divinópolis foram quitados pela Prefeitura nesta sexta-feira (30). A categoria está em greve geral desde o início de novembro devido a atrasos salariais.

No entanto, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd), Rodrigo Rodrigues, afirmou que a categoria ainda não sabe quando receberá o salário referente ao mês de outubro e se o salário referente ao mês de novembro, com previsão de pagamento para o 5º dia útil de dezembro, será pago.

Nessa quinta-feira (29), a administração municipal informou, em nota, que a liberação bancária do saldo devedor do mês de setembro ocorreu na quinta (29) e cairia na conta dos servidores, não só da educação, mas das demais categorias que estavam com valores relativos ao mês de outubro pendentes.

A administração municipal informou ainda que o recurso para esses pagamentos foi obtido por meio do cancelamento de empenhos do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (Diviprev), após a aprovação de parcelamento de encargos, que permitiu acesso ao caixa geral da Prefeitura.

Pagamentos

Na última terça-feira (27), o procurador geral do município de Divinópolis, Wendel Santos, afirmou que o prefeito Galileu Machado (MDB) determinou que o pagamento do setor da Educação seja incluído no caixa geral da Prefeitura.

Na quarta-feira (28), o diretor do Sintemmd afirmou que o município havia comunicado ao sindicato que, “possivelmente, pagaria R$ 500 no dia 30 [sexta-feira], mas também não informou referente a qual mês” seria o valor.

Greve

Segundo o Sintemmd, 1,8 mil profissionais que trabalham em 54 escolas da cidade aderiram ao movimento.

Contudo, a Prefeitura de Divinópolis informou que os profissionais da Escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues, no Bairro Cacoco, e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Miguel Rodrigues Filho (Bairro Lagoa das Mandarins) e Maria José Fernandes (Bairro Candelária) retornaram às aulas.

Dessa forma, nessas três instituições, o calendário escolar foi ajustado pela Secretaria de Educação para seguir com as atividades até 29 de dezembro, incluindo o feriado de 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.

“A administração municipal tem acompanhado de perto o desenrolar do movimento grevista e considera justa a reivindicação dos servidores. Porém, a Prefeitura apresentou à população a situação financeira não só de Divinópolis, mas de todas as prefeituras mineiras”, declarou em nota a Prefeitura, reiterando que o atraso no pagamento dos educadores se deve à falta de repasses do governo do Estado, especialmente do Fundeb, que impacta diretamente no setor

Reposição de aulas

A Prefeitura de Divinópolis informou que as aulas nas escolas municipais que estão em greve poderão ser repostas a partir de 2019.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação explicou que, desde quarta-feira, não há mais datas disponíveis para cumprir os 200 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação. Por isso, a reposição ficaria para janeiro.

Na manhã de terça-feira, os educadores decidiram em assembleia continuar com o movimento grevista.

 

 

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: