A Prefeitura de Formiga emitiu nota nesta segunda-feira (5), destacando que respeita o direito à liberdade de expressão e acolhe as manifestações quando feitas de maneira respeitosa e ordeira. O momento é delicado para todos, e nunca foi e continua não sendo o desejo da atual gestão interferir no trabalho e rotina da população e do comércio. Contudo reduzir a circulação das pessoas, até o avanço mais efetivo da vacinação, ainda é a medida mais eficaz para frear o aumento de casos de Covid-19.

A Prefeitura segue o Protocolo do Programa Minas Consciente e entende o impacto na economia do município. Os números começam a mostrar que as medidas mais restritivas estão surtindo efeito positivo sobre o cenário epidemiológico.

A Administração ainda destaca que vem investindo na ampliação e estruturação da rede municipal de saúde com abertura de leitos e contratação de profissionais, mas tais medidas sozinhas não são suficientes. O combate ao coronavírus exige esforços de todos, e agora cabe a cada um respeitar as medidas para, o mais breve possível, vencermos este momento.

Sobre a paralisação:

Contando com o apoio dos vereadores Cabo Cunha, Cid Corrêa e Marcelo Fernandes, comerciantes promoveram uma live em via pública (próximo ao Terminal Rodoviário) na tentativa de sensibilizarem a população e a administração pública no sentido de emitirem o funcionamento de suas atividades, essenciais para a à sobrevivência dos mesmos.

Cabeleireiros, proprietários de salões de beleza, clínicas de estética, academias de ginástica, lanchonetes, trailers e outros vendedores de produtos alimentícios reclamaram que o tratamento dado a eles é diferente do adotado em relação a outras atividades que, no entender deles, causam inclusive aglomerações, a exemplo do que ocorre nas casas lotéricas, bancos, supermercados, dentre outros.

Os manifestantes, demonstraram, no que obtiveram o apoio dos vereadores presentes que as atividades por eles desenvolvidas podem perfeitamente gerar atendimento ao público, de forma única e isolada, sendo inclusive precedidas de todos os cuidados sanitários hoje recomendados (distanciamento, uso de álcool em gel, higienização de materiais e ferramentas utilizadas).

Após a live, eles se encaminharam para a sede da Prefeitura, sendo seguidos por um grande número de comerciantes que apoiam a causa, em uma carreata que movimentou as ruas centrais de Formiga, em especial nas vias de acesso à Prefeitura.

Alguns representantes do movimento foram recebidos pelo prefeito que esclareceu as razoes que o levaram a cumprir as determinações Estaduais com relação a Onda Roxa.

A Acif/CDL emitiu uma nota de esclarecimento:

COMPATILHAR: